Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qua | 07.08.13

Uma escola de trail running?

José Guimarães
Lá diz o ditado popular que "de pequenino é que se torce o pepino". Ora nem mais! Talvez pegando nesta velha máxima, a equipa da Associação Abútrica decidiu que queria ensinar aos mais jovens o que era correr... nos trilhos! Assim surgiu a ideia para o projeto Abutres Trail Running School.

O que é a Abutres Trail Running School?

O projeto Abutres Trail Running School (ATRS) é, tal como o nome indica, uma escola de Trail Running direcionada para crianças. O projeto assenta essencialmente em 3 pilares:
  1. Incentivar e motivar as crianças para a prática desportiva;
  2. Promover um estilo de vida saudável, assente numa hierarquia sólida de valores transmitidos pelo desporto;
  3. Contribuir para um desenvolvimento harmonioso das crianças em termos psicomotores, tendo como base o desporto  e o Trail Running em particular.
Até se podia pensar que, com isto, o objetivo dos Abutres seria trabalhar futuros grandes atletas para a prática de trail running, com o objetivo maior de virem a ganhar competições aqui e além fronteiras. Mas o objetivo deste projeto vai - quanto a mim - mais longe, ou melhor dizendo, reveste-se de algo mais nobre. Todos nós, praticantes desta modalidade, gostamos de nos rever nos valores que a mesma se reveste, como a amizade, a camaradagem, o respeito pela natureza e a solidariedade. E é mesmo aqui que se pretende trabalhar, "sensibilizar as crianças para as fragilidades do meio que as rodeia e para a sua preservação, conservação e necessidade de viver em comunhão (não em competição) com o meio ambiente.", explica João Lamas. "Não se pretende formar atletas de elite mas sim crianças melhores e mais conscientes para vários problemas. Se no futuro se tornarem bons atletas de Trail Running, tanto melhor."
O desporto e a atividade física apresentam benefícios exaustivamente reconhecidos, em diferentes vertentes do desenvolvimento humano. Nas crianças e jovens, quando a prática é bem orientada e se respeita o ritmo de desenvolvimento biológico, a integridade das estruturas e os sistemas orgânicos que garantem o bom funcionamento do corpo e servem de base à prática de atividade física, os benefícios são ainda mais vincados. Tornam-se um hábito, um estilo de vida saudável. Para quem pretender mais informações sobre o projeto, pode contactar através do email: trailrunningschool@abutres.net ou acompanhar o mesmo no Facebook.