Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qui | 12.07.12

Teste ao frontal Silva Trail Runner

José Guimarães
silva-trail-runnerJá há algum tempo que não faço nenhuma review a um equipamento para corrida, o que para mim é incompreensível, dado o material que tenho e utilizo frequentemente, como é o caso sobre o qual aqui vou falar: trata-se do frontal Silva Trail Runner, um equipamento destinado, como o próprio nome indica, aos praticantes de trail running. E já vem tarde, pois já aconteceram alguns eventos em que um frontal fazia parte da lista de material obrigatório. Mas outros estão para breve, portanto quem ainda não se decidiu, vai perfeitamente a tempo de comparar algumas hipóteses.

Ergonomia

Este Silva Trail Runner parece ter tido no seu desenvolvimento o cuidado de proporcionar não só uma boa experiência de iluminação, como o máximo conforto que é possível retirar deste tipo de equipamentos. É um frontal bastante leve e ergonómico, equipado com uma fita elástica forte e de grandes dimensões, à qual foi adicionada uma banda de silicone anti-deslizante no interior, o que lhe permite manter-se sempre na mesma posição, mesmo em situações de corrida em terrenos mais acidentados e técnicos. O pack de baterias (duas pilhas AA) é separado da zona da lâmpada, ficando preso à fita elástica na parte de trás da cabeça. Combinado com o peso quase inexistente da secção frontal com a lâmpada, o conjunto forma um equipamento perfeito para correr durante bastante tempo sem que a sua presença incomode minimamente.

A luz

O frontal Silva Trail Runner possui uma lâmpada com a tecnologia Silva Intelligent Light® technology, incluindo um modo de luz forte para iluminar distâncias maiores e um modo de holofote mais amplo, ideal para uma visão mais próxima aos objectos. O modo mais forte é bastante luminoso mas suave, envolvendo bem os objectos e provocando poucas sombras, o que é ideal para corridas e caminhadas em montanha, mas também para uma utilização mais rotineira, como campismo, já que o modo mais económico proporciona a luz ideal para uma utilização comum. A comutação entre os modos faz-se através do único botão existente na lâmpada, que também permite aceder ao modo de sinalização intermitente. Nota negativa para a inexistência de um modo de luz vermelha (ideal para manter a capacidade de visão noturna). Gostaria de deixar um destaque para a boa estanquecidade de todo o conjunto (segundo a norma IPX-6), em particular nos materiais usados que denotam um elevado nível de qualidade de construção e permitem uma utilização por vezes mais grosseira.

Veredicto final

Embora já com algum tempo de existência no mercado, todas as características deste frontal fazem dele um equipamento fácil de utilizar e bastante acessível, com uma relação qualidade-preço actualmente muito favorável, tendo em conta as suas excelentes capacidades de utilização geral. Mas o tempo passa e existem actualmente no mercado frontais mais leves, mais baratos e até com maior potência e autonomia. No entanto, o Silva Trail Runner e a sua boa qualidade/alcance de luz fazem dele o frontal ideal para a maior parte de situações de utilização outdoor. silva_headlamps_45lumens silva_headlamps_24h silva_intelligent-light led_headlamp_135g silva_headlamps_80lumenssilva_headlamp_ipx6