Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Ter | 05.11.13

Tendências de exercícios para praticar em 2014

José Guimarães
O cross-training é uma das coisas mais importantes que um corredor pode querer praticar. Não só conseguimos uma escapatória à monotonia que correr todos os dias pode ser, como também podemos ativar e exercitar músculos que normalmente não são exercitados durante uma corrida. Por forma a se conseguirem obter melhores resultados, os corredores devem sempre que possível misturar as suas rotinas de cross-training. Por essa razão e para vos ajudar a começar, partilho aqui algumas das mais promissoras tendências de cross-training que com certeza vão dar cartas em 2014:

Cross Fit

Já há alguns anos que o Cross Fit é uma das tendências com maior adesão entre a comunidade de corredores. Apesar de algumas pessoas defenderem que o Cross Fit não faz mais do que tornar uma pessoa boa a praticar Cross Fit, os seus seguidores (e são muitos) dão-lhe créditos quando aplicado à corrida. O Cross Fit tem como objetivo melhorar a resistência cardíaca, a flexibilidade, potência e coordenação, tudo através de uma combinação de exercícios aeróbicos, trabalho com peso do corpo e pesos específicos, praticados de forma intervalada. Ainda está para ser comprovado cientificamente se o Cross Fit é capaz de melhorar a nossa corrida, mas uma coisa é certa: é uma excelente forma de trabalhar a força muscular nos dias em que não treinamos.

Kinesis

Se ainda não ouviram falar de Kinesis, não se preocupem, pois com certeza vão ouvir. Este circuito de trabalho corporal tem aumentado de popularidade nos últimos anos, principalmente entre corredores. Kinesis é um sistema de "elásticos" para puxar, composto por quatro máquinas com cordas e pegas ajustáveis, o que permite um vasto leque de movimentos em todos os quadrantes. As possibilidades de exercícios são infinitas, portanto de cada vez que se pratica Kinesis é possível trabalhar com um grupo muscular diferente do anterior. Os corredores podem beneficiar da Kinesis para treino de resistência e flexibilidade, mas também é excelente para trabalho de cardio, equilíbrio e "core". Dêem uma vista de olhos aqui para verem uma review de um entusiasta do fitness sobre o seu primeiro trabalho com Kinesis.

HIIT

Muito adequado a todos os corredores que queiram desafiar as rotinas, o HIIT - High Intensity Interval Training está no topo da lista no que toca a desenvolvimento de força muscular e queima de calorias. O HIIT consiste num formato de treino intervalado que alterna entre exercícios anaeróbicos curtos e intensos e períodos de recuperação (aproximadamente 20 segundos de exercício intenso, seguidos por 10 segundos de descanso). Pode durar entre 4 e 30 minutos e consistir em praticamente tudo o que nos lembrarmos, desde sprints de bicicleta, até saltos. O tipo de exercício que se faz no HIIT dependerá principalmente da preferência de cada atleta. Se quiserem saber mais sobre o HIIT, recomendo a leitura de um artigo do blog Fat New World, muito bem detalhado e documentado... e prestem especial atenção aos vídeos partilhados, como este:

Aqua Jogging

Não confundam com hidroginástica. O Aqua Jogging é atualmente considerado uma das melhores formas de cross training para corredores. Correr numa piscina simplesmente imita os exercícios de corrida em seco, mas em água profunda. Os pés não tocam no fundo da piscina e, como tem muito pouco impacto, não há risco de lesão. É um excelente exercício por si só, mas adicionando alguns apetrechos, como um cinto de pesos, torna-se ainda mais divertido... e intenso! O Aqua Jogging ajuda não só a melhorar a resistência física, como também consiste num excelente trabalho neuromuscular, que pode ajudar na manutenção de uma boa forma física em geral. Com a publicidade crescente em volta deste tipo de corrida em água profunda, este método de cross training vai-se tornar cada vez mais popular. No que diz respeito ao cross training em geral, existem milhares de possibilidades e diferentes opções. Seja com parkour, corrida em piscina, Pilates, etc, o mais importante é que utilizem os dias sem correr para praticar um outro tipo de atividade física e se manterem em forma. Já praticam algum tipo de atividade de cross training? Gostava de saber qual. Deixem os vossos comentários.      

2 comentários

Comentar post