Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

14.Jul.16

Tempo demasiado quente para correr? Depende do índice de calor!

Está calor! Está mesmo muito calor! Mas antes de decidirem que afinal hoje está impossível para irem fazer aquela corridinha, tenham em conta que, assim como se fala de sensação térmica para o frio, também existe uma coisa chamada índice de calor. Antes de alterar ou cancelar um treino, saibam que há alguns fatores que devem ter em consideração:
  1. Tempo quente e seco pode ser muito perigoso. Uma vez que o suor evapora muito depressa nestas condições, o mais provável é que nem se sintam transpirados e nem dêem conta da quantidade de água que já perderam através da transpiração. Hidratem-se bem!
  2. À medida que a humidade aumenta, a eficácia da transpiração, no que diz respeito à regulação do calor corporal, diminui.
  3. Quando a humidade relativa é muito alta, o suor abunda e o benefício da evaporação diminui, mesmo em temperaturas mais baixas, o que resulta num aumento do calor corporal.
Vejam uma tabela com o índice de calor (temperatura do ar vs. humidade relativa do ar), a qual devem ter sempre em consideração quando forem correr com tempo quente: indicador_de_calor_desedentarioamaratonista