Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

13.Mai.12

Quando é que devo fazer Cross-Trainning?

A quantidade e o melhor momento para praticar "cross-training" dependerá muito de como nos estamos a sentir, tanto mentalmente como fisicamente. De uma forma geral:

Se são corredores recreativos, podem complementar os 3 ou 4 dias de corrida com 2 ou 3 dias de cross-training.

Se entram em competições com frequência e treinam entre 4 a 6 vezes por semana, podem substituir uma das actividades de cross-training de baixa intensidade por uma corrida leve.

Se estão a braços com uma lesão e afastados dos treinos de corrida, podem mesmo precisar do cross-training mais frequentemente. Falem com o vosso médico ou fisioterapeuta para obter algum tipo de aconselhamento sobre que quantidade de treino é que podem praticar e que tipos de actividades são as mais aconselhadas, tendo em conta a vossa lesão.

Se estão a viajar e não têm possibilidade de correr ao ar livre, nem sequer de usar uma passadeira, mas têm acesso a outros tipos de exercício físico, o cross-training pode também ser excelente para manter um nível de atividade física.

Alguns corredores, tanto iniciados como mais experientes, costumam sentir-se em algum momento mais aborrecidos ou sem inspiração para correr. Também nestes casos o cross-training pode ser uma excelente forma de ultrapassar essas fases de menor motivação. Tirar alguns dias de férias da corrida para praticar outro tipo de actividade pode ajudar qualquer corredor menos inspirado a se voltar a motivar e regressar à corrida.