Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

25.Ago.16

Porque é que dormir é tão importante e como o podemos fazer bem?

Ter uma boa noite de sono é muito importante para a nossa saúde, tanto a física como mental. Se todos nós sabemos isto, então porque é que a maior parte de nós não dorme o suficiente? Dormir ajuda o nosso cérebro. Depois de uma boa noite de sono, conseguimos aprender mais facilmente. Conseguimos lidar mais facilmente com os assuntos do dia a dia, sentirmo-nos menos stressados e menos deprimidos. Fisicamente, todas as pesquisas continuam a ligar a falta de sono a um maior risco de doenças cardíacas, obesidade, entre outras. E todos sabemos que descansar - logo dormir bem - é parte essencial de um bom programa de treinos! Percebam então porque é que é tão importante apostar em dormir bem e como o fazer:

Quanto tempo é que devemos dormir?

A regra de ouro diz entre 7 a 8 horas. Todos conhecemos aquelas pessoas que conseguem dormir bem menos do que isto e, mesmo assim, ser produtivas. Mas isto não é a norma. E o tempo que dormimos muda conforme a idade.
  • Recém-nascidos: 16 a 18 horas por dia
  • Idade pré-escolar: 11 a 12 horas por dia
  • Idade escolar: Pelo menos 10 horas por dia
  • Adolescentes: 9 a 10 horas por dia
  • Adultos (incluindo os mais velhos): 7 a 8 horas por dia
Infelizmente também não é possível recuperar sono perdido. Se dormirem 1 ou 2 horas a menos esta noite, é tempo perdido para sempre. Algumas pessoas gostam de chegar ao fim de semana e dormir mais para recuperar o sono perdido. Não é possível.

Como tornar a cama mais confortável para dormir?

Lembrem-se para que é que a cama serve: para dormir... e para momentos íntimos. Não é para ver televisão ecomer pipocas. De facto, todo o quarto deve estar configurado para maximizar o sono:
  • Mantenham o quarto escuro.
  • Mantenham o quarto fresco. Nem demasiado quente, nem demasiado fresco. Na dúvida, optem por temperaturas mais baixas.
  • Mantenham o quarto silencioso. Nem música, nem ruídos. A ter algum tipo de som, só música muito calma e baixinha.
Depois de se deitarem e apagarem as luzes, dêem uns 20 minutos para adormecer. Se não conseguem adormecer em 20 minutos é preferível levantarem-se. Saiam da cama. Não fiquem na cama, a ver televisão ou a usar o telemóvel. Quando se estiverem a sentir novamente com sono, voltem para a cama e tentem novamente.  

Como é que a televisão e o telemóvel afetam o sono?

O brilho dos dispositivos eletrónicos afeta o sono. Tirem-nos JÁ do vosso quarto!!! As luzes destes dispositivos perturbam o ritmo circadiano (o nosso relógio interno) e interfere com o nosso conceito inato de dia e noite. os telemóveis, televisores, iPads, etc, tudo interfere com uma boa noite de sono. Quando dormimos, é importante não sermos perturbados por nada.  

O que usamos para dormir tem importância?

Não interessa muito focarem-se no que usam para dormir. Usem o que for confortável. Usem o que vos deixa bem dispostos e aconchegados para uma boa noite de sono.

Que alimentos podem prejudicar o sono?

A cafeína e o álcool devem ser evitados. A cafeína porque é um estimulante e não deve ser consumido próximo da hora de dormir. E o álcool, apesar de inicialmente parecer ajudar porque atua como um sedativo, acaba por nos afetar durante o sono e deixa a maior parte de nós sonolento durante o dia seguinte. Mas há bebidas que ajudam a dormir, como o chá e leite morno, um chá descafeinado como camomila. Qual é a vossa rotina de sono? O que é que vos provoca mais dificuldades em adormecer, ou em ter uma noite tranquila? Costumam ver televisão ou usar o telemóvel na cama? Deixem os vossos comentários mais abaixo. Fonte: Livestrong