Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qui | 16.01.14

Os portugueses e o UTMB - Ultra Trail du Mont Blanc

José Guimarães

Desde o primeiro post, em setembro de 2011, que o propósito de existência deste site sempre foi o de partilhar o meu Caminho (sim, com letra grande) em direcção ao que seria o meu primeiro grande objetivo de corrida: fazer a minha primeira maratona. Isto por qualquer motivo que pode levar cada um de nós a partilhar algo que consideramos ser interessante para outros, mas também porque, desta forma, talvez conseguisse motivar outras pessoas - por muito poucas que fossem - a adoptar uma postura ativa perante a vida do dia-a-dia.

 

Talvez partilhando os meus objetivos, as dificuldades, as conquistas, as transformações que ia sentindo na pele, talvez desta forma outros vissem que, na maior parte das vezes, não é tão complicado assim chegar onde queremos. Basta querer muito e, claro está, trabalhar para isso.

 

Depois da "tal" maratona vieram as corridas fora de estrada, nos trilhos, o trail running e, com esta paixão, novos objetivos se delinearam naturalmente no meu horizonte. Um deles ao mais alto nível: a mediática prova conhecida pelas siglas UTMB, ou seja, Ultra Trail du Mont BlancPara quem não conhece, trata-se de uma prova com 168 km de extensão e 9.600m de desnível positivo, ou seja, os metros de subidas acumulados.

 

A corrida passa-se nos Alpes e atravessa 3 países: Suíça, França e Itália. Bom... eu já estive em França e Itália. Assim também vou à Suíça!

 

Como a prova é muitíssimo concorrida, os atletas que se quiserem inscrever têm de pontuar em provas específicas. E se for a primeira vez, então são remetidos para um sorteio, onde a sorte dirá se se podem inscrever na prova ou não. Caso não sejam sorteados no primeiro ano de inscrição (como foi o meu caso no ano passado), podem voltar a tentar o sorteio no ano seguinte... como foi o meu caso este ano. E foi este ano que a sorte esteve do meu lado! Do meu e de mais 75 bravos lusitanos - como justamente lhes chamou o Vitor Dias no seu post - que tiveram a sorte de ser selecionados para participar na prova, que decorrerá no dia 29 de Agosto de 2014.

 

Quer isto dizer que, dois anos depois de ter começado a treinar afincadamente para a minha primeira maratona, os próximos meses vão-se passar da mesma forma_ a treinar, mas desta vez para a minha primeira prova UTMB - Ultra Trail du Mont Blanc.

 

Curiosamente a minha primeira maratona foi a única (de estrada) em que participei. Será que esta edição do UTMB vai ser a única em que irei participar? Quem me conhece sabe que eu gosto de novos desafios. Mas para já vamos focar e pensar que em Agosto deste ano vou participar no meu maior desafio de corrida até ao presente. Até lá, esperem muitos posts e partilhas... e principalmente que tudo corra bem a todos, aos que vão a este desafio e aos que certamente vão a outros com o mesmo espírito aventureiro de sempre!

 

Bem hajam e obrigado pela FORÇA!!!

1 comentário

Comentar post