Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

21.Mar.14

Os meus e os vossos primeiros 10 km

Falo muitas vezes da primeira vez que corri 10 km. Lembro-me como se fosse ontem, com tanta ou mais emoção do que quando fiz a minha primeira maratona. Estava a correr no Passeio Marítimo de Oeiras, local onde tão frequentemente corria no início destas minhas aventuras nas corridas, ainda nem tinha criado este blog. Estava acompanhado pela Ana, também ela iniciada nestas andanças e a quem de vez em quando me juntava para dois dedos de conversa enquanto treinávamos. Recordo que, durante uma dessas conversas, estávamos a passar ali perto do "rabo da baleia" quando o meu relógio apitou e eu olhei para ver do que é que ele se queixava. De nada mesmo, era só o alerta dos 10 km! Fiquei contente e extasiado! Pensei "WOW, como é possível?"... e tinha sido tão fácil afinal. Íamos tão distraídos que nem dei pela distância a passar. E lá estavam feitos 10 km pela primeira vez na minha vida! Escrevo aqui muitas vezes sobre maratonas e ultra-maratonas, sobre trail running e provas em países longínquos ou em condições extremas. Mas quantos de vocês que começaram agora a correr sonham simplesmente em correr 10 km pela primeira vez? Pois bem, não estão esquecidos. Amanhã, dia 22 de Março terão a vossa melhor oportunidade:

Treino da Primavera... aos Pares!!!

Como já devem saber, eu colaboro com a Pro Runner, uma loja de material de corrida (situada no Parque das Nações), que de vez em quando organiza eventos relacionados com corrida. Amanhã vou participar num evento que pretende levar a que qualquer um de vós que ainda não corre 10 km o consiga fazer pela primeira vez. Como? Muito fácil!
  • Se fazem parte daqueles que estão habituados a correr e até conhecem alguém que começou agora a correr e gostava de tentar fazer 10 km, inscrevam-se e venham juntos ao evento. O objetivo é que venha puxar por essa pessoa e motivá-la a percorrer a distância de 10 km. Podem correr e até podem caminhar, não interessa, desde que cheguem os dois ao fim. Juntos!
  • Se - por outro lado - começaram a correr há pouco tempo e querem superar o desafio de fazer 10 km pela primeira vez, arranjem alguém que já esteja habituado a correr, torne-o no seu motivador pessoal e inscrevam-se no evento. Venha fazer 10 km num dos locais mais fáceis, bonitos e tranquilos para correr que existem na cidade de Lisboa: o Parque das Nações.
O objetivo não é chegar à frente dos outros. É sim, chegarem ao fim da distância, motivando-se uns aos outros. A corrida começa às 9h30 na Pro Runner, decorre junto ao rio até ao Parque Tejo, onde os pares recolhem uma garrafa de água e uma pulseira identificativa da distância de 5 km, antes de regressarem pelo mesmo percurso de volta à Pro Runner. Parece-vos bem? Então inscrevam-se e vemo-nos amanhã no Treino da Primavera... aos Pares!!! Eu prometo também puxar por vocês todos!!!