Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Ter | 27.09.11

Os corredores devem beber mais do que quem não pratica desporto?

José Guimarães
Ter sede é um sinal claro de que deve beber. Mas para quem faz desporto e procura melhorar o seu ritmo, deve saber a quantidade certa a ingerir. É que não é só pelo perigo da desidratação, mas também pelo risco da hiponatremia, beber água a mais, causando o excesso do líquido, o que diminui a concentração de sódio. Pesar-se antes e depois de correr ajuda a determinar se se rehidratou correctamente. Um número correcto é beber 1 litro de água por cada quilo perdido. Alertamos para a necessidade de se ir hidratando também durante a corrida e não apenas no final!
  1. Quantidade de bebida sem treino Peso corporal em quilos, multiplicado por 35 mililitros, menos 800 mililitros (quantidade de água presente nos alimentos) = necessidade de água em mililitros.
  2. Perda de suor/transpiração ao treinar Peso corporal antes do treino, menos o peso corporal depois do treino, mais a quantidade de água em litros ingerida durante o treino = perda de líquido em litros.
  3. Quantidades de bebida com o treino Além das necessidades anteriores, deve beber 50 a 150ml de líquidos, idealmente água ou bebida desportiva, por cada 20-50 minutos de treino. Se estiver calor, opte pela bebida desportiva para compensar a perda de electrólitos no suor.
Fonte: Men's Health - Coach