Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qua | 21.02.18

Os 10 melhores conselhos para antes da maratona

José Guimarães

meia_maratona_lisboa_desedentarioamaratonista.jpg

Imagem: www.cm-oeiras.pt 

 

É um pouco como aquela noite antes de um exame importante, em que não conseguimos pregar olho e passamos a noite a pensar "será que fiz tudo como devia?".

 

Qualquer pessoa que se prepara para ir fazer a sua primeira maratona deve estar a perguntar neste momento se poderia ter treinado mais, ou melhor. Mas não se preocupem. Sigam estes conselhos e vão ver como chegam à meta (e a casa) prontos para outra.

 

1. Tomem um pequeno almoço normal

Se o vosso pequeno almoço costuma ser uma torrada com marmelada, não tentem comer bolos energéticos ou clara de ovo no dia da prova, só porque alguém vos disse que fazia efeito. Fiquem-se por aquilo que costumam comer. Uma boa ideia será prepararem qualquer coisa que dê para levar para a partida e comer meia hora antes da prova começar. A vossa barra energética preferida, frutos secos (sem sal) ou uma banana, são sempre boas opções. Estes devem ser os alimentos que normalmente comem antes de treinar.

 

2. Escrevam o vosso nome na camisola

Se ainda não o têm no dorsal, escrevam o vosso nome na tshirt com que vão correr. Escutar o público a gritar o vosso nome vai ser uma motivação adicional, principalmente nos momentos mais desafiantes.

 

3. Não bebam muita água antes de começar

Como descobriu em tempos a Paula Radcliffe, a necessidade de ir à casa de banho a meio da prova pode ser inevitável. Para evitar uma ida a uma casa de banho muitas vezes improvisada, hidratem-se adequadamente nos dias antes da prova e evitem beber na meia hora antes da partida. Em vez disso prefiram beber pequenos goles de água ao longo da prova, evitando beber grandes quantidades, a menos que esteja um dia de extremo calor, já que isso pode provocar tantos problemas como não beber de todo. Também isto devem ter praticado durante os treinos.

 

4. Vão com calma

Evitem começar a correr depressa no início. Existem poucas possibilidades de fazer um bom tempo se começarem a correr demasiado depressa logo no início. Tudo o que isso irá fazer é com que esgotem logo as vossas reservas energéticas. Aceitem o ritmo que planearam para a corrida. Acelerem só na segunda metade, se se sentirem com energia e se - claro - o vosso objetivo passar por ser rápido.

 

5. Não contem os quilómetros

Se começarem a contar os marcadores dos quilómetros vão entrar numa batalha psicológica muito incómoda. Em vez disso, dividam a prova em distâncias mais pequenas e tenham como metas intermédias alcançar o semáforo adiante ou a cabine telefónica da esquina. Em alternativa, concentrem-se no boné ultra-moderno do corredor que vai à vossa frente.

 

6. Congratulem-se

Nesta fase não interessa que tenham faltado àquele treino importante. Não se martirizem. Em vez disso sejam bonzinhos convosco e sigam dizendo: "cheguei aqui, estou de parabéns!" Lembrem-se que estão a fazer algo surpreendente!

 

7. Conservem a energia

Se desde o início se estão a sentir a 110%, há uma grande possibilidade que parte dessa sensação se deva a muita adrenalina. Não se arrisquem gastando logo de início todas as reservas de energia, correndo mais rápido. Tratem de refrear esse impulso e mantenham um ritmo realista e consistente nesta fase. Guardem a energia para a fase final, pois aí é que vão precisamente gastar tudo o que têm.

 

8. Evitem as bolhas nos pés

Antes de começar, cubram os dedos dos pés com um bom creme contra assaduras e bolhas. Tenham cuidado a calçar as meias, assegurando-se que ficam com os pés bem confortáveis. Se se sentirem incomodados com alguma coisa, tirem o sapato e dediquem o tempo que for preciso para resolver o problema. Isto também deve ter ficado bem testado durante os treinos. Atenção que nem todos os cremes lubrificantes são bons para todos os tipos de cuidados a ter.

 

9. Vençam o "muro"

Se vão numa de enfrentar "o muro", não se vão dar bem. Estou tão seguro disto, como dizer que a noite vem a seguir ao dia. Planeiem o que vão comer e beber e, uma vez em prova, comam e bebam todos os alimentos capazes de vos dar energia e que estejam à vossa disposição.

 

10. Desfrutem do momento

O que estão a fazer é algo para o qual se prepararam durante meses e é mesmo um evento magnífico. A atmosfera e a camaradagem são fabulosos. Sintam-se mesmo como atletas olímpicos. Depois relaxem e saboreiem o momento. Não é todos os dias que temos a oportunidade de nos sentir como verdadeiros super-heróis.

 

Conselhos para depois da prova

Não faz mal nenhum chorar. Consumam algo com proteína nos 30 minutos depois do final. E comam bastantes carbohidratos. Alonguem bem os músculos. Só assim vão ser capazes de descer escadas no dia seguinte. Tomem um duche frio. Ajuda na recuperação. Procurem fazer uma massagem às pernas, mas suave. Ponham (literalmente) os pés para cima. Levantar as pernas ajudará a circulação e a diminuir os pés inchados. Admirem a vossa medalha. Assim vão saber como tudo valeu a pena.