Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

19.Out.15

O que fazer depois de uma maratona?

Depois de meses a fio a treinar, de repente a vossa maratona está feita. E agora? Agora vão com calma. Todos sabemos que correr uma maratona requer muito treino. Muito tempo, muitos treinos longos, comer bem e de forma adequada, etc. Mas e depois de terminar? Muitas pessoas negligenciam o impacto que uma maratona exerce sobre os seus corpos e sobre a mente. E isso é um erro crasso. A recuperação não acontece por si só. É necessário dar-lhe uma ajuda, principalmente se estão a planear voltar depressa às corridas. Sigam estes conselhos e deixem que a corrida seja uma parte integrante, mas saudável da vossa vida.

Comam bem

Mantenham a ingestão de carbohidratos. Tal como antes da maratona, o corpo agora precisa dos mesmos tipos de nutrientes e é importante dar-lhe tudo com fartura. Também é uma boa ideia consumir alimentos antioxidantes, como frutas e vegetais coloridos. E claro, não esquecer a proteína.

Hidratem-se

Logo depois da maratona, mantenham uma hidratação o mais regular possível. E bebam mais água do que é normal nos dias seguintes à prova. Estes são alguns produtos que podem ingerir para potenciar uma recuperação mais rápida: Gold Nutrition - Fast Recovery (útil porque inclui uma boa proporção de carbohidratos e proteína, bem como vitaminas e sais minerais) Optimum Nutrition - 100% Whey Gold Standard (para quem só quer proteína whey) Optimum Nutrition - Glyco-Maize (carbohidratos, essenciais para reposição do glicogénio muscular, que devem juntar-se a uma dose de proteína na proporção 4:1)

Façam alongamentos

Alongar ajuda a libertar o corpo do lixo tóxico que se acumulou nos músculos durante a maratona, portanto alonguem um pouco todos os dias. Uma massagem também vai ajudar.

Descansem

O descanso, tal como a nutrição adequada, é tão importante depois como foi antes da maratona. Durmam bem nas noites depois da prova. E não se neguem se sentirem vontade de dormir uma sesta.

Tratem das feridas

Prestem especial atenção a todas as bolhas e feridas que se possam ter formado durante a corrida. E tenham cuidado também com as unhas negras. Não deixem que nada infete, promovam uma boa recuperação e, se necessário, visitem um médico especialista.

Voltem devagar aos treinos

Não há um tempo de recuperação igual para todos. Algumas pessoas gostam de tirar uns dias de férias das corridas. O importante é não abusar no regresso aos treinos. Em regra os músculos precisam pelo menos entre 3 a 5 dias para regenerar. Mas se não sentirem dores e quiserem fazer uma corridinha calma, porque não?

Novos objetivos

Estabeleçam novos objetivos de corrida para os próximos meses, mas concentrem-se em distâncias curtas. Isso ajudará a trabalhar a velocidade e, além de ser mais variado, também é mais fácil de treinar.

Juntem-se ao clube

Se sempre treinaram sozinhos, está mais do que na hora de se juntarem a um grupo de corrida. A mudança na rotina vai ajudar a reavivar o vosso espírito da corrida e a companhia vai adicionar o lado social às vossas corridas.

Experimentem coisas novas

Nos meses após a maratona, experimente o cross-training. Modalidades como o ciclismo, natação ou yoga vão ajudar-vos a recuperar o corpo e a mente da dureza do treino para a maratona.

Arranjem um animal de estimação

Ou renovem a casa, ou façam uma viagem para um sítio diferente. O importante é que tenham objetivos que não sejam só relacionados com corrida.