Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Sex | 23.01.15

Nutella caseira... e saudável

José Guimarães
Ultimamente lá em casa temos optado por confeccionar uma série de coisas que, normalmente, consumimos com maior regularidade. São o caso da manteiga de amendoim, alguns doces e bolos ou pão. Até experimentámos fazer granola (apesar de não ter corrido assim tão bem como as outras receitas). Podem ver algumas experiências publicadas no Instagram. Também irei começar regularmente a adicionar as fotos a um álbum de receitas no Facebook. Já há muito tempo que tento integrar ingredientes mais saudáveis na minha alimentação (por exemplo, com o Sumo Verde), apesar de isso nem sempre ser fácil. Mesmo quando falo de doces e bolos, o meu objetivo é tentar sempre substituir aqueles ingredientes menos saudáveis, por outros amigos do organismo e que, eventualmente, até possam ajudar na atividade física diária. Por exemplo, já experimentaram usar óleo de coco em vez de óleo normal? Ou substituir a farinha de trigo por farinha de aveia? Há inúmeros ingredientes da nossa alimentação do dia a dia que podemos substituir, tornando assim os alimentos mais comuns em autênticas fontes de prazer. Como por exemplo, a Nutella. Sim, leram bem, a Nutella. Quem não gosta de Nutella? Quem não gosta de um crepe (saudável, claro) quentinho, acabado de fazer, barrado com aquela deliciosa pasta de avelãs e chocolate? Mas toda a gente sabe que a Nutella tem açúcar. Tem óleo... de palma, sim, mas não deixa de ser óleo adicionado. E também tem leite em pó, soro lácteo em pó, emulsionantes, enfim... O que me chateia nestes produtos é que têm ingredientes que não gosto, mas que juntos conseguem saber tãaao bem! E se fosse possível fazer algo parecido em casa, mas saudável? Fiquem sabendo: é possível!

Receita de Nutella caseira

Ingredientes
  • 2 cups (+/- 250ml) de avelãs (eu uso os medidores em cups, que já podem encontrar em algumas lojas de artigos para a casa)
  • 1/2 cup de água
  • 1/2 cup de mel
  • 3 colheres de sopa de cacau cru em pó
Torrar as avelãs no forno a 180ºC durante aproximadamente 10 minutos. Depois tirá-las do forno e deixar arrefecer. Assim que estiverem frias, triturem-nas bem num processador (ou uma Bimby), até estarem totalmente moídas. Depois juntem o mel, o cacau e misturem de novo, antes de gradualmente irem adicionando a água. É importante que adicionem a água só depois de misturarem bem os primeiros ingredientes, pois até podem não necessitar da água. Fonte: Deliciously Ella