Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

17.Nov.14

Manteiga de amendoim: comida para desportistas

Num presente saturado de gel e barras energéticas, proteínas em pó e batidos carregados de hidratos de carbono para aumento de peso, muitos de nós esquecem-se dos alimentos verdadeiros. Um desses alimentos é a manteiga de amendoim, uma das melhores coisas que um desportista pode comer e que tantas vezes é carregada de preconceito. A manteiga de amendoim é saborosa, barata, satisfaz e alimenta. E até faz bem à saúde. No entanto, é normal ouvirmos com demasiada frequência quem diga "não como manteiga de amendoim porque tem muita gordura", ou ainda "só como manteiga de amendoim uma vez por semana". São pessoas que vêem na manteiga de amendoim um alimento perigoso, o que, na minha opinião, está errado. Sim, é certo que a manteiga de amendoim tem muitas calorias. Mas mesmo assim trata-se de um alimento que podem incluir sem perigo na vossa "dieta desportista". Os tópicos seguintes tentam explicar porque é que eu comecei a apostar na manteiga de amendoim como um excelente alimento para acompanhar a prática de desporto, bom para quem queira comer bem e investir na sua saúde. Ah! E quem não gostar muito de amendoim, tem sempre a alternativa da manteiga de amêndoa ou da manteiga de caju, igualmente (se não mais ainda) deliciosas!
  • A manteiga de amendoim sacia e satisfaz a maior parte dos apetites. Como nunca vão conseguir ganhar a batalha contra a fome, a melhor aposta é irem comendo alimentos que vos alimentem e mantenham satisfeitos. Isto significa alimentos com proteína e fibra, como a manteiga de amendoim (e a maior parte dos frutos secos, em geral). Vão sentir-se saciados durante mais tempo. Experimentem comer uma fatia de pão com manteiga de amendoim. A proteína e a fibra da manteiga de amendoim "cola-se ao vosso corpo" e não engorda, a não ser que exagerem na quantidade de calorias diárias. Está provado que quem come mais frutos secos, tende a comer menos de outros alimentos ao longo do dia.
  • A manteiga de amendoim é uma forma rápida e fácil de reduzir o risco de doenças de coração. Barrem um pouco de manteiga de amendoim (com mel ou doce) numa fatia de pão rico em cereais e vão sentir os efeitos de um alimento saudável. E talvez de algumas memórias de infância. Uma sandes rápida de manteiga de amendoim é de longe mais saudável do que uma refeição rápida como um hambúrguer, e sem dúvida melhor do que um snack de batatas fritas ou algo semelhante. Isto é verdade porque a manteiga de amendoim oferece gorduras mono e polinsaturadas saudáveis. Trocar as gorduras saturadas de um hamburguer por uma sandes de manteiga de amendoim reduz o risco de desenvolver algum tipo de doença cardio vascular. De facto, quando mais regularmente comerem frutos secos, menos hipóteses terão de contrair uma doença do coração. Comecem a espalhar manteiga de amendoim numa torrada e, vez de manteiga normal. E que tal manteiga de amendoim e uma banana como um snack, em vez de um gelado ou um chocolate?
  • A manteiga de amendoim é uma fonte barata de calorias. Se forem um desportista faminto como eu que precisa de mais de 3.000 calorias por dia, podem gastar uma quantia considerável de dinheiro para se alimentarem regularmente, principalmente se optarem rotineiramente por barras proteicas, batidos calóricos ou outras combinações do género). A manteiga de amendoim pode alimentar o vosso corpo sem arruinar a carteira. 1 kg de uma boa manteiga de amendoim pode custar cerca de €6, bem menos que outras fontes de proteína, como queijo, atum, etc.
  • A manteiga de amendoim pode funcionar como uma fonte de proteína, necessária para reparar e desenvolver massa muscular. Mas tomem nota: a manteiga de amendoim não é densa em proteína. Regra geral, 2 colheres de sobremesa de manteiga de amendoim fornecem cerca de 7 gr de proteína. Em comparação, uma sandes de peito de peru é capaz de nos dar cerca de 20 gr de proteína. Atletas que pesem até 70 kg podem precisar de chegar às 100 gr de proteína por dia. Quase que tinham de comer o frasco inteiro para isso! Muito pouco provável. Para aumentar a quantidade de proteína quando comerem manteiga de amendoim, experimentem acompanhar com um copo de leite ou um iogurte. O leite também pode aumentar o valor proteico da vossa sandes com manteiga de amendoim. Isto é, os amendoins têm poucos de alguns aminoácidos essenciais para os músculos. Os aminoácidos no leite (assim como os presentes no pão da vossa sandes) servem de complemento para o valor limitado dos aminoácidos presentes nos amendoins.
  • A manteiga de amendoim é uma fonte razoável de vitaminas, minerais e outros componentes bons para a saúde, como por exemplo, vitamina E, magnésio e outros nutrientes associados à redução de doenças do coração. O magnésio está também associado à redução do risco da diabetes nos adultos. A manteiga de amendoim oferece uma quantidade reduzida de zinco, um mineral importante para o sistema imunitário. E como um desportista, vocês vão precisar de todos estes nutrientes para se manterem em boa forma.
  • A manteiga de amendoim contém fibra. Não muita (1 gr por colher de sobremesa), mas alguma. A fibra nos alimentos faz com que nos sintamos saciados, o que pode fazer com que passemos a comer menos ao longo do dia. Comer uma fatia de pão com manteiga de amendoim pode contribuir com 6 a 8 gr de fibra, com vista ao objetivo de 20 a 35 gr de fibra por dia.
  • Os amendoins contêm na sua maioria gorduras mono e polinsaturadas, boas para o organismo. Quando os amendoins são transformados em manteiga de amendoim, algum desse óleo é convertido em gordura mais densa e saturada. Isto impede que esse óleo apareça no topo da manteiga de amendoim. O óleo mais duro, conhecido por gordura trans, é o menos saudável. A boa notícia é que a manteiga de amendoim contém, de uma forma geral, pouca desta gordura trans e somente uma pequena quantidade (de ocorrência natural) de gordura saturada. Para minimizar a ingestão destas gorduras menos saudáveis, podem optar por comprar manteiga de amendoim 100% natural, sem outros ingredientes adicionados. Regra geral, nesta variedade o óleo tem tendência a acumular-se no topo do recipiente, um sinal que essa variedade de manteiga de amendoim é a melhor. Se não gostarem desse óleo, podem sempre mexer antes de consumir, ou armazenar a manteiga de amendoim de cabeça para baixo. Se consomem manteiga de amendoim diariamente, nem precisam de guardá-la no frigorífico, mantendo assim a densidade natural do produto.
  • Cuidado: a manteiga de amendoim é uma fonte pobre em carbohidratos. Não tentem subsistir somente com manteiga de amendoim! Felizmente, é um produto que combina muito bem com outros, como a banana, pão, maçãs, aveia, passar e até massa (como em alguns pratos de comida tailandesa). Estas combinações vão permitir que mantenham uma dieta desportiva equilibrada.
Fonte: Active.com  

1 comentário

Comentar post