Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Seg | 18.02.13

Horóscopo da Corrida

José Guimarães
  Aqui está ele. O artigo sério sobre corrida por que todos esperavam. Há alguns dias atrás, em jeito de brincadeira, dizia que iria iniciar uma rubrica semanal sobre corrida e assuntos relacionados intitulada "Conselhos Sábios da Susana". Eventualmente o assunto terá ficado a marinar no meu subconsciente, justificando a forma como acordei hoje. Imaginem a ilustração de um desenho animado que acabou de ter uma ideia. Eram 5h58 e despertei com uma daquelas lâmpadas amarelinhas incandescentes no canto superior da cabeça. Direito ou esquerdo, pouco importa. Acordei em modo “Maya”. Não sou especialista em astrologia mas prevejo que me vá divertir a redigir este artigo. Científico, claro. A astrologia é a ciência dos astros, ainda que a comunidade científica entenda que é na realidade uma pseudociência, já que, até hoje, nenhum astrólogo tenha apresentado evidências sérias do tipo “dois pi ao quadrado” ou "teorema de pitágoras" relativamente ao assunto. Uma coisa é certa. Nunca eu pesquisei tanto para redigir o que quer que fosse. Tenho junto de mim as minhas anotações e o resultado da minha intensa prospeção astrológica. Para facilitar o processo, confesso que tive que dar uma cara aos signos. Por sorte, consegui encontrar rostos de pessoas que conheço relativamente bem e enquadrá-las em cada um dos signos do zodíaco. Pessoas que correm. Não revelarei os seus nomes, mas oxalá se identifiquem.

Mas como é isto dos signos na corrida?

A Astrologia (do grego astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes", e logos, "palavra", "estudo") é uma crença segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes podem, hipoteticamente, influenciar e fornecer informação sobre a personalidade de uma pessoa, as relações humanas e outros assuntos mundanos. Posto isto, rapidamente se conclui que a performance na corrida não dependerá exclusivamente do número de treinos que fazem por semana, da distância que percorrem ou da velocidade a que o fazem. Nem tão pouco das bebidas isotónicas ou das barras energéticas que ingerem antes ou durante o treino. Está pseudocientificamente provado (!) - a performance na corrida vai depender da posição dos astros e dos signos do Zodíaco em relação ao planeta Terra no dia, hora e local onde nasceram. Nada acontece por acaso. E, vos garanto, não vão querer contrariar o que dizem os corpos celestes! Ora então aqui vamos nós!   [accordion] [acc_item title="Carneiro: 21 Março - 20 Abril"] Os Arianos são dotados de uma personalidade dinâmica e puramente energética. São os guerreiros do Zodíaco. Por isso, na corrida, tal como na vida, a sua maior dificuldade residirá na incapacidade para parar ou diminuir o ritmo. São pioneiros e entusiastas. Porque o perigo os estimula é provável que os encontrem a correr fora do alcatrão. Trail running e desníveis acumulados acima dos 4.000 metros são o tipo de desafio que os apaixona. São os reis da decisão rápida, pelo que gostam de agir primeiro e pensar depois. Assim, é natural que se metam em ultra aventuras e, antes ainda de o desafio ir a meio e acusando algum cansaço, desatarem a insultar a formiga que se atravessou no caminho. Os humores dos Arianos são de facto variáveis, mas não guardam ressentimentos. Desta forma, rapidamente esquecerão a agonia que sofreram na última prova de 100 km e rapidamente uma nova aventura surgirá para os propulsionar na senda do futuro.
  • Elemento: Fogo
  • Cor: Laranja e vermelho
  • Ténis: Salomon XT Wings 3
  • Saúde na corrida: Por serem um pouco desastrados, é natural que a lesão ocorra antes da corrida e não a correr. Atenção aos rebordos e pontas afiadas dos móveis mais baixos.
  • Desejo secreto: Guiar os outros
  • Lema de vida: A excitação do momento
[/acc_item] [acc_item title="Touro: 21 Abril - 20 Maio"] A visão deste segundo signo do Zodíaco é muito prática. É o signo do “terra-a-terra”, centrado sobretudo nos prazeres que se podem tirar da vida. O desporto em geral é um desses prazeres e a corrida ganha lugar de destaque. O signo Touro é regido por Vénus, planeta da beleza e do amor, pelo que adorará correr acompanhado da sua/seu parceira/o. Geralmente tolerante e estável, poderá eventualmente tornar-se desconfiado se sentir o terreno a fugir-lhe. Por isso, para não ser confrontado com surpresas, preparará cuidadosamente cada treino e cada participação em provas de corrida. De facto, Touro é mesmo assim. Persistente, consistente e, tudo o que fizer, fará de forma muito séria. Demora algum tempo a tomar decisões, mas quando o faz revela muita convicção, acabando sempre por abraçar os desafios mais audazes, atingindo os objetivos a que se propôs. Correr até à Lua por exemplo. Ele encontrará seguramente um caminho para lá chegar.
  • Elemento: Terra
  • Cor: Azul e branco
  • Ténis: Asics Gel Nimbus 14
  • Saúde na corrida: Não sabemos como o conseguem, mas aparentemente nada abala a saúde dos nativos do signo Touro.
  • Desejo secreto: Encontrar um parceiro/a que partilhe da sua paixão por corrida
  • Lema de vida: Segurança financeira, emocional e, pois claro, a correr
[/acc_item] [acc_item title="Gémeos: 21 Maio - 20 Junho"] O nativo de Gémeos caracteriza-se por um grande dinamismo e necessidade de movimento ou desafios constantes. Por outro lado não gosta de rotinas, pelo que tanto o encontrarão a correr 10 como 32 km. Por ser um nativo de Ar, tem dificuldade em fixar-se em objetivos muito rígidos. A corrida é para ser desfrutada e não gosta de a sentir como uma obrigação. Gosta de viver o presente e não é muito dado a fazer planos e projetos a longo prazo, pelo que se decidir correr uma maratona, não a programará para um horizonte de 1 ano. Dois meses serão o suficiente. Por ser muito impaciente, gosta de correr rápido e não é muito adepto de esperar pelos outros. Acha que todos devem viver à sua velocidade. É dono de grande versatilidade, poder de comunicação e sobretudo de um pensamento muito ativo e impulsionador, pelo que facilmente assumirá a posição de dinamizador de treinos em grupo, privilegiando o convívio entre gente que gosta de corrida.
  • Elemento: Ar
  • Cor: Azul e rosa
  • Ténis: Asics Gel Noosa Tri 8
  • Saúde na corrida: Atenção aos joelhos!
  • Desejo secreto: Estar à frente da multidão
  • Lema de vida: Explorar de tudo um pouco
[/acc_item] [acc_item title="Caranguejo: 21 Junho - 21 Julho"] O planeta regente de Caranguejo - Lua - influencia muitíssimo o comportamento dos seus nativos, levando-os a oscilações de humor e até comportamentais. Por isso, esteja atento à fase da Lua se decidir fazer um treino de corrida com algum caranguejo. Poderá encontrá-lo muito deprimido ou no auge da sua vitalidade. Mas, ao contrário do crustáceo, os corredores deste signo só conhecem um sentido – para a frente, que atrás vem gente! Caranguejo é um signo maternal/paternal por excelência. Necessita de dar proteção e estabilidade. Por isso, facilmente adotará a figura de “lebre” numa corrida, disponibilizando-se de imediato para acompanhar um corredor que se lança na sua primeira maratona. De natureza sonhadora e emotiva, são um pouco pessimistas e tendem a sofrer por antecipação. Abraçarão sem medo novos desafios na corrida – uma ultra distância por exemplo - mas, na partida, os receios antigos de uma má experiência poderão atormentá-lo. Mas , o que é certo é que, no final, corre sempre tudo bem!
  • Elemento: Água
  • Cor: Preto e azul
  • Ténis: Nike LunarGlide+ 4 Shield iD
  • Saúde na corrida: Oiçam o corpo quando vos mandar parar.
  • Desejo secreto: Sentir-se seguro
  • Lema de vida: O carinho faz-me bem
[/acc_item] [acc_item title="Leão: 22 Julho - 22 Agosto"] O signo de Leão é regido pelo Sol, o que traz desde logo uma energia luminosa aos seus nativos, tornando-os bem dispostos e otimistas. Assim, tal como a vida, encararão a corrida com entusiasmo e descontração. A sua “realeza” é notada até mesmo fisicamente, pois os nativos de Leão geralmente têm um porte altivo. Facilmente amedrontarão outros atletas mais franzinos. São ótimos a dar conselhos e dizer-nos o que devemos e como devemos fazer, por isso aproveite tudo o que os nativos deste signo lhe transmitirem sobre corrida. Não são adeptos de planos de treino muito rígidos. Não vivem em função do min/km e poderão inclusivamente decidir correr uma maratona uma semana antes da data de realização da prova, sem qualquer preparação rigorosa. Como são naturalmente conquistadores, também esses desafios serão superados.
  • Elemento: Fogo
  • Cor: Laranja e vermelho
  • Ténis: Nike Free Run+ 2iD
  • Saúde na corrida: Poderá sofrer de algumas maleitas no joelho, recuperáveis com o tratamento adequado.
  • Desejo secreto: Ser uma estrela
  • Lema de vida: Liderar o caminho
[/acc_item] [acc_item title="Virgem: 23 Agosto - 22 Setembro"] Ora aqui estão os arrumadinhos do Zodíaco. O nativo Virgem tem natureza prática e responsável. Gosta de fazer o que está certo e, muitas vezes, o que está certo, está apenas dentro da sua cabeça. A corrida será assim mais uma das mil coisas certas que gosta de por em prática. Sendo um signo de Terra, irá procurar transferir toda a energia do solo que pisa para o seu corpo, rentabilizando-a da melhor forma que sabe – correr sem parar, porque “querer é poder”. Os imprevistos incomodam-no, sendo pouco dado a mudanças ou imprevistos. Assim, irá planear metodicamente os seus treinos e preparar atempada e cuidadosamente o seu material antes de uma prova importante.
  • Elemento: Terra
  • Cor: Verde e preto
  • Ténis: Asics Gel-DS Sky Speed3
  • Saúde na corrida: Como não quer parar de correr, quando surge um alerta, rapidamente procura e encontra a solução para o problema.
  • Desejo secreto: Amar e ser amado
  • Lema de vida: Fazer o que está certo
[/acc_item] [acc_item title="Balança: 23 Setembro - 22 Outubro"] Os diplomatas do Zodíaco chegaram. Gentis, agradáveis e suaves. Os nativos de Balança são pessoas sensíveis, comunicativas e muito ligadas às relações pessoais. Por isso, quando saem para correr, preferem fazê-lo acompanhados. Mas, atenção, cinco já são uma multidão! Sendo um signo do Ar, saberão utilizar muito bem os seus pulmões na corrida, inspirando e expirando muito sabiamente. Não suportam ambientes hostis ou onde impere o baixo nível, pelo que ficarão muito desagradados se porventura forem alvo de cotoveladas ou apertos por parte de outros atletas mais apressados. Serão o anfitrião perfeito numa corrida em grupo. A sua natural aptidão para a harmonia e equilíbrio levá-lo-á a encarregar-se de atrasar os mais rápidos, para que os mais lentos recuperem e se juntem ao grupo.
  • Elemento: Ar
  • Cor: Preto e branco
  • Ténis: Nike Air Pegasus
  • Saúde na corrida: Saberá seguramente ouvir os sinais do corpo.
  • Desejo secreto: Ser consistente
  • Lema de vida: Why complicate life?
[/acc_item] [acc_item title="Escorpião: 23 Outubro - 21 Novembro"] Escorpião rima com paixão. É um signo de grande força interior, pondo grande intensidade em tudo o que faz. Por isso, se o nativo de escorpião gostar de correr, será daqueles que gosta mesmo muito de correr. Verdadeiramente apaixonado por corrida. Não há escorpiões que gostem de correr “assim-assim”. É muito intuitivo, apercebendo-se antes dos outros dos desafios e por vezes dos perigos. Por esse motivo, será uma ótima companhia para os corredores que desejem iniciar-se numa nova aventura – correr na selva, por exemplo -, mas receiem fazê-lo. O corredor escorpião estará atento por si, fique tranquilo. Por ser um signo de Água, precisa desmesuradamente dela para chegar ao fim de cada corrida. Hidratação é a palavra que mais estima. Não lhe negue água se não quiser vê-lo enfurecido.
  • Elemento: Água
  • Cor: Todas, embora não delire com amarelo
  • Ténis: Nike Zoom Vomero
  • Saúde na corrida: Hidrate-se enquanto corre.
  • Desejo secreto: Sobreviver contra todas as adversidades
  • Lema de vida: Vencer
[/acc_item] [acc_item title="Sagitário: 22 Novembro - 21 Dezembro"] Os otimistas do Zodíaco são uma companhia maravilhosa para correr. Serão aqueles que a todo o momento gritarão “força, tu consegues!”. O Sagitário tem uma natureza generosa, podendo considerar-se um individuo ou uma personalidade "sem barreiras". Por isso, e também na corrida, dificilmente ficará bloqueado perante um obstáculo. A liberdade é o seu oxigénio, pelo que adora correr fora de estrada. Não aceita nenhum tipo de pressão, mas não é, de forma alguma, indisciplinado. Quando se propõe alcançar uma meta, trabalha afincadamente. Característica válida também na corrida, a partir do momento em que se propõe correr mais longe ou mais rápido. O seu maior inimigo é o tédio, pelo que no seu plano de treinos encontraremos percursos espalhados “por toda a parte”.
  • Elemento: Fogo
  • Cor: Laranja
  • Ténis: Asics Gel Nimbus 14
  • Saúde na corrida: Quando o corpo der algum sinal de alerta, seja otimista, mas dê-lhe ouvidos.
  • Desejo secreto: Fazer a diferença no mundo
  • Lema de vida: Viver uma boa vida
[/acc_item] [acc_item title="Capricórnio: 22 Dezembro - 20 Janeiro"] Capricórnio é um signo da Terra regido por Saturno, tornando-o responsável, calmo, bondoso e com sentido prático. Por isso, dificilmente o encontrará nervoso ou ansioso antes de uma corrida, por mais duro que seja o desafio a que se propõe. Conseguem viver com muito pouco, ainda que gostem verdadeiramente do belo. Daí apreciarem desafios fora de estrada, onde o conforto não impera mas a beleza abunda. Montanha, vales, planícies e praias serão seguramente os seus locais de eleição para correr. Porque gostam de ser admirados e sentir orgulho nos seus feitos, é provável que tentem ser os melhores na corrida. Assim, vão somando desafios alcançados atrás de desafios ultrapassados. Não conhecem o limite.
  • Elemento: Terra
  • Cor: Preto e laranja
  • Ténis: Salomon XT Wings 3
  • Saúde na corrida: Atenção às fascites plantares.
  • Desejo secreto: Sentir orgulho nos objetivos alcançados
  • Lema de vida: Ser admirado pela família, pelos amigos e pelo mundo
[/acc_item] [acc_item title="Aquário: 21 Janeiro - 19 Fevereiro"] Aquário é signo de Ar, regido por Úrano, tornando os seus nativos permanentemente interessados no mundo das ideias, sobretudo nas que são novas e inesperadas. Esta característica é também extensível às corridas, sendo que estarão sempre prontos para abraçar novos objetivos. Vivem voltados para o futuro, pelo que é natural que os encontremos sempre a planear o próximo desafio, a próxima corrida. Os nativos de Escorpião adorarão correr com os Aquarianos, pois assim garantirão a tão desejada e necessária hidratação. Porque querem viver experiências que ninguém mais viveu, facilmente se aventurarão numa corrida pelo Mundo. Os Aquarianos são muito independentes e ciosos da sua liberdade, pelo que tenderão a planear as suas corridas pensando unicamente nos objetivos que se propõem alcançar. Se alguém se decidir juntar, será sempre bem-vindo, pois têm um enorme sentido de amizade.
  • Elemento: Ar
  • Cor: Preto e branco
  • Ténis: Asics Gel Noosa Tri 8
  • Saúde na corrida: Não se esqueça dos alongamentos depois da corrida!
  • Desejo secreto: Perceber os mistérios da vida
  • Lema de vida: Ser único e original
[/acc_item] [acc_item title="Peixes: 20 Fevereiro - 20 Março"] São o último signo do Zodíaco e resultam de uma mistura de todos os outros. Uma confusão, portanto. Os nativos de Peixes pertencem ao elemento Água e são regidos por Neptuno, o que os torna emotivos, recetivos, inibidos mas com uma grande capacidade de evasão, ou seja, de mergulho nas suas águas - as mais profundas do Zodíaco. Na corrida, tal como na vida, são sonhadores e misteriosos. Correm aqui, ali, em qualquer lugar. De manhã, à noite, pela tarde, quando calhar. De uma maneira geral, os nativos de Peixes são nervosos. Talvez por isso procurem na corrida um escape e corram desenfreadamente. Até estoirar. Serão ótima companhia para conversar antes ou depois de uma corridinha. Se não for nativo de Peixes, esqueça. Esta não é a companhia que procura para correr. Dificilmente o alcançará. Fugidios e escorregadios... E a corrida não é exceção.
  • Elemento: Água
  • Cor: Azul e branco
  • Ténis: O que calhar
  • Saúde na corrida: “No pain, no gain” é a sua máxima, pelo que dificilmente alguma lesão o fará parar.
  • Desejo secreto: Viver a sonhar e tornar as fantasias em realidade
  • Lema de vida: Evitar sentir-se só, procurando a ligação com os outros
[/acc_item] [/accordion]   Fontes: Run the Edge Wikipedia Sapo astrologia

2 comentários

Comentar post