Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Sab | 09.05.15

"Europa vai enfrentar uma epidemia de obesidade"

José Guimarães
E quando pensamos que, de repente, toda a gente à nossa volta começou a correr e, consequentemente, estará mais saudável, eis que rebentam bombas como esta. Ontem li no Destak uma notícia alarmante:

Diz a notícia que a Europa vai enfrentar uma epidemia de obesidade dentro de 15 anos, de acordo com projeções divulgadas pela Organização Mundial de Saúde, durante o Congresso Europeu sobre Obesidade, em Praga.

De acordo com o relatório, daqui a 15 anos 89% dos homens adultos na Irlanda vão estar acima do peso e 48% vão ser considerados obesos (será da cerveja?), contra os 74% e 26% respetivamente, registados em 2010. Para o Reino Unido, as previsões são igualmente alarmantes, com 33% das mulheres e 36% dos homens obesos em 2030. Grécia, Espanha, Suécia e República Checa também devem registar elevados níveis de obesidade entre adultos.

Recorde-se que de acordo com dados da mesma organização, no ano passado havia mais de 1,9 mil milhões de adultos no mundo com excesso de peso, dos quais 600 milhões eram considerados obesos.

Reforço a importância destes números, pois não têm a ver com catástrofes ligadas a guerras ou a fenómenos naturais que ninguém pode fazer frente. Têm a ver com algo que, estupidamente, está ao alcance de cada um de nós resolver (ou precaver) por si próprio. Urge questionar o que é que estamos então dispostos a fazer?

Para terminar, digo eu que seria também muito interessante obter dados sobre a obesidade infantil. Alguém quer ajudar nesta pesquisa?

Fonte: Destak