Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

04.Mai.13

Diz-me com quem corres, dir-te-ei quem és!

  A ideia para este post começou quando a Susana me pediu para escrever sobre um grupo de corrida com quem ia treinar nessa noite. Apesar de eu já não ter ido a tempo de o publicar, a ideia deixou-me com a “pulga atrás da orelha”. Depois de umas pesquisas na net sobre grupos de corrida e depois de tropeçar algures no Goethe como fonte de inspiração, decidi escrever uma coisa à volta da sua célebre citação:
Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és. Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que te poderás tornar.
A teoria por detrás desta expressão diz-nos que é possível conhecermos as qualidades de uma pessoa, através das características gerais do grupo com quem ela se relaciona diretamente. Dito de outra forma, é como se absorvêssemos as características do grupo onde nos sentimos integrados. O grupo onde - de facto - nos sentimos naturalmente bem. E se essa integração ocorre (e se mantém) de forma natural e espontânea (e não de forma forçada), iremos perceber que às tantas nos tornámos naquilo que tanto bebemos e respiramos, que tanto gostamos. É isto o espírito do grupo! Parecem coisas do tempo da escola, mas a verdade é que é assim que normalmente (e inconscientemente) funcionamos. E isto é válido tanto para a vida do dia-a-dia, como para, neste caso, as corridas.

Porquê um grupo de corrida?

Encontrar um bom grupo para treinar pode ajudar-nos a atingir os objetivos estabelecidos, sejam eles quais forem:
  • Começar a correr
  • Correr mais rápido
  • Manter a boa forma
  • Divertirmo-nos
  Os grupos de corrida são uma excelente forma de convívio social, numa atmosfera capaz de dar suporte aos nossos objetivos de corrida. Os muitos grupos de corrida existentes atualmente oferecem uma variedade tão grande de programas para todos os gostos, que o difícil é arranjar uma desculpa válida para não correr. Com atividades para iniciados ou corredores experientes, grupos regulares de treino, programas de treino para acumular quilómetros (bons para as ultra-maratonas), equipas para participar em provas, eventos locais e muito mais, se pesquisarem na internet por "grupos de corrida" vão com certeza encontrar um grupo que vai ao encontro das vossas necessidades. Eu já encontrei o meu grupo. E apesar de gostar de participar em eventos aqui e ali (noutros grupos), tenho a certeza que tão cedo não me irei desligar desta segunda família. E seja em que desporto for, sugiro que encontrem também o vosso. É um "doping" saudável para os bons e para os maus momentos. E aprende-se muito!
Em toda a parte, só se aprende com quem se gosta - Goethe