Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Ter | 26.11.13

Dicas úteis para o triatlo

José Guimarães
Concordo que entre o post anterior e este de hoje possa existir um fosso enorme a separá-los. O primeiro falava de uma atividade mais calma, as caminhadas, indicadas principalmente a quem se pretende iniciar nestas lides das corridas. Já este post dedica-se a uma modalidade que, na realidade, resulta de um conjunto de várias modalidades. Trata-se do triatlo... que no meu caso se espera que sejam dos longos! Enfim, já me conhecem... No entanto, entre um e outro post há um fator em comum: ambos se dedicam a pessoas pouco experientes nas respetivas modalidades. Aqui há uns tempos deparei-me com um artigo na revista TriRadar que dedicava umas linhas a inspirar triatletas "wannabe" como eu, através de algumas dicas tão simples quanto úteis. Vejam e inspirem-se! Vamos fazer uns triatlos?

Como aquecer antes de uma prova

Aquecer é realmente importante antes das provas. Os nossos músculos precisam de aquecer antes de começarmos a prova, por forma a conseguirmos a melhor performance desde o início. Antes de uma prova, se for possível, dêem uma volta de bicicleta, só mesmo para meter as pernas em movimento. Façam-no com tempo. Assim podem ir preparar a vossa área de transição e ainda aproveitar para fazer uma pequena corrida de 10 minutos, se possível com alguns arranques pelo meio. Vão ver como se vão sentir melhor logo desde o início da prova. Pessoalmente, se não o fizer, ao início sinto-me adormecido e custa-me levar o corpo para a frente logo após o tiro de partida. A parte principal deste aquecimento está na natação. Aconselha-se a nadar entre 500 m a 1.000 m, com alguns sprints pelo meio. Isto vai fazer com que o corpo esteja totalmente preparado à partida, mas requer que estejam na água cerca de 30 minutos antes da partida. Depois desta parte, não arrefeçam, mantenham-se em movimento.

O que comer na semana antes de uma prova

O que eu como antes de uma prova não muda muito, apesar deste período ser um período com menos volume de treinos e ter mais tempo livre. A chave é tentar não exagerar e não comer muito fora do regime habitual. Não vamos querer aumentar de peso antes de uma prova, mas também não nos vamos querer privar de certos alimentos essenciais e passar fome, portanto o importante é encontrar o ponto de equilíbrio. Nos últimos dias antes da prova certifico-me que as últimas refeições do dia têm bastantes carbohidratos e que me hidrato constantemente, se necessário com alguma bebida isotónica da minha preferência.

5 dicas para triatletas

  • Têm que ter um bom par de sapatos de corrida. A corrida é a atividade mais curta e para muitos a mais simples, mas é também onde há o maior risco de contrairmos alguma lesão, quando comparada com a natação ou o ciclismo, portanto é muito importante ter um bom par de sapatos de corrida.
  • Estabeleçam um objetivo, escolham as corridas em que querem participar e trabalhem com isso em mente. É sempre mais fácil enfrentar os treinos quando temos algum objetivo concreto em vista.
  • Planeiem bem os treinos que têm para fazer durante a semana e certifiquem-se que os encaixam no tempo disponível durante o dia. Um plano concreto vai ajudar-vos a gerir melhor o tempo e é perfeito para seguirem a vossa evolução ao longo das semanas que vão passando.
  • A natação é uma das modalidades mais técnicas, portanto se não a dominam (como eu) é importante encontrarem um treinador que vos ajude. Uma boa braçada e uma boa técnica pode facilitar imenso esta modalidade e fazer-vos melhorar os tempos.
  • Sempre que possível procurem um grupo para treinar. O triatlo é um desporto divertido e muito dinâmico e praticá-lo com outros atletas pode torná-lo ainda mais agradável. Além disto, provavelmente vão dar convosco a fazer treinos mais fortes do que se o fizessem sozinhos.
 

Dica para principiantes

Procurem um grupo ou clube que vos agrade e envolvam-se à séria na modalidade da vossa preferência. Procurem também entrar em algumas provas. Não têm que começar logo por provas grandes, como um Ironman, mesmo que o vosso objetivo seja uma dessas. Para começar escolham provas em que se sintam confortáveis e motivados. Desta forma será mais fácil medir os objetivos à medida que os forem conquistando. Tentem também não se sentir ameaçados quando forem participar pela primeira vez numa prova de triatlo, onde todos os outros atletas parecem saber o que fazem... eu sei como isso pode ser muito intimidante. Mas todos temos que começar por algum lado e lembrem-se que muitos dos que estão nessa prova também são iniciados e também estarão ali pela primeira vez. Portanto foquem-se na vossa prova, nos vossos objetivos e tentem não se distrair com os outros. Por vezes ajuda muito ter amigos e família a apoiar... mas para alguns isso pode ser um fator stressante. Decidam e façam as coisas como se sentirem mais confortáveis. Mas acima de tudo, divirtam-se! Fonte: Triathlon Plus | TriRadar.com