Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qui | 27.10.11

Dicas de segurança para correr com tempo frio

José Guimarães
Definitivamente foi desta... o verão acabou, as temperaturas começam a cair e as horas dos dias também começam a ser cada vez mais curtas. Provavelmente sentem que as rotinas de corrida têm também que entrar em modo de hibernação durante o inverno. Mas não tem que ser assim. Correr com tempo frio pode até nos pode ajudar a vermo-nos livres daquele sentimento cinzento de inverno, aumentar os níveis de energia e garantir que andaremos em melhor forma. Sigam estas dicas para correr bem mesmo com tempo frio:

Vistam-se por camadas

Comecem por vestir uma camada fina de algo num material sintético confortável, que irá ajudar o suor a sair do corpo. Não optem pelo algodão, porque este absorve a humidade e vai manter-vos molhados. Uma camada exterior de nylon ou Gore-Tex, respirável, vai ajudar a protegerem-se do vento e da chuva, enquanto deixa sair a humidade do corpo, prevenindo que transpirem, aqueçam em demasia e apanhem alguma constipação. Se estiver mesmo muito frio, precisarão de uma camada intermédia quente, como uma camisola de tecido polar.

Protejam as mãos e os pés

Saibam que cerca de 30% do calor corporal se escapa através das mãos e dos pés. Em dias frios, usem luvas próprias para corrida que sejam transpiráveis. Em dias mais frios, podem optar por usar aquelas luvas com uma única zona para todos os dedos, já que assim os dedos irão partilhar o seu próprio calor corporal. Podem também usar aqueles pacotes de aquecimento instantâneo, que proporcionam calor por algumas horas. Usem umas meias justas transpiráveis por baixo das meias mais quentes de polar ou lã, mas tenham em atenção o espaço disponível nos ténis para conseguir acomodar confortavelmente essas meias mais grossas.

Prestem atenção à temperatura e aos arrepios de frio

Se o vento estiver muito forte, será capaz de entrar pelo tecido das roupas e anular a camada de isolamento e ar quente à sua volta. O vosso movimento também poderá causar arrepios de frio, isto porque aumenta o movimento do ar pelo corpo. Se a temperatura for abaixo de zero ou os arrepios muito constantes, optem antes pela passadeira num ginásio.

Evitem vestir-se em demasia

Não se esqueçam que assim que começarem a correr vão aquecer, portanto não faz mal se se sentirem com um bocadinho de frio antes de começar a correr.

Não se esqueçam da cabeça

Cerca de 40% do calor corporal perde-se através da cabeça. Usar um boné ou um gorro apropriado vai evitar a perda de calor e o sistema circulatório irá ter mais calor para distribuir pelo resto do corpo. Quando estiver mesmo muito frio, usem uma máscara ou um lenço tipo buff a tapar a boca, para que o ar que expirar aqueça o rosto.

Aconselhem-se com o médico

Ar muito frio pode despoletar dores no peito ou ataques de asma em algumas pessoas. Antes de se aventurarem, faleem com o médico e vejam se têm algum tipo de contra indicação que diga respeito a este tipo de treino ao ar livre. Fonte: Corra pela sua saúde, Rachel Newcombe, Caracter Entertainment