Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Ter | 13.09.16

Correr na passadeira ou na estrada: qual a melhor opção?

José Guimarães
Há quem goste de correr na passadeira, há quem goste de correr na estrada, ao ar livre. Os defensores da passadeira dizem que esta oferece uma corrida mais estável, bem como uma superfície mais constante para se correr, além de se poder controlar o ritmo da corrida com maior eficácia. Os defensores da corrida na estrada dizem que é melhor porque se varia a paisagem, pode trabalhar-se em diferentes superfícies, além do treino de cardio ser mais intenso, já que o consumo de oxigénio é maior. Mas qual destas a melhor?

Benefícios

Passadeira: É mais provável que correr numa passadeira provoque um menor impacto nas articulações, causando menos lesões do que a corrida na estrada. Além disso, a passadeira é uma ajuda extra para as pernas em cada passo, tornando mais fácil a tarefa de correr num ritmo mais acelerado. Estrada: Correr na rua é totalmente gratuito! Além disso é uma excelente oportunidade de respirar ar fresco e fazer exercício ao mesmo tempo.

Queimar gorduras

A quantidade de calorias que gastamos durante um exercício é calculada pela intensidade do exercício e pela quantidade de oxigénio consumido. Passadeira: Para tornar a corrida na passadeira mais desafiante, podem simplesmente aumentar a inclinação da mesma, ou a intensidade (ou ambos), o que pode ajudar a queimar mais calorias do que correr numa estrada plana. Estrada: Devido até a fatores que não controlamos, como o vento ou mau tempo, correr na rua requer mais oxigénio, já que nestas condições temos que nos esforçar mais.

A melhor aposta

Para garantir que o vosso corpo não fica preso a uma só rotina de cardio, a melhor aposta será mesmo alternarem entre o treino na passadeira e a corrida na estrada, ao ar livre.   Fonte: Muscle & Fitness