Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

11.Abr.13

Correr e recuperar... e correr novamente!

Correr várias provas com um intervalo relativamente curto entre elas, pode ser uma experiência que ao fim de algum tempo se revela dolorosa. Felizmente há algumas formas de atenuar o desconforto e acelerar a recuperação. O ultra-maratonista Dean Karnazes, conhecido por autênticas proezas como correr 50 maratonas, em 50 dias, atravessando 50 estados dos EUA, escreveu um texto que o Luís recuperou e eu aqui publico, com algumas dicas para aqueles que querem aproveitar o facto de termos hoje corridas todos os fins de semana:
  • Os banhos gelados pós-prova podem parecer um desafio enorme, mas após ultrapassarmos o choque inicial, o efeito que provoca nos músculos vale bem a pena.
  • Usar vestuário de compressão ajuda a minimizar os danos musculares e acelera a revitalização. Há alguns tipos de roupa de compressão e meias que são específicos para recuperação e recomenda-se a sua utilização, mesmo com a utilização de roupa de compressão mais generalista, ou seja, para usar enquanto se corre.
  • Está provado que a recuperação ativa ajuda no processo de recuperação. Apesar de parecer algo contraproducente, experimentem uma corrida leve de 3 a 5 km no dia depois da vossa prova. Aumentar o ritmo cardíaco e o fluxo sanguíneo ajuda a limpar o organismo e a acelerar o processo de recuperação.
  • Hidratem-se até estarem bem hidratados e depois hidratem-se mais. Bebam água em quantidade suficiente ao longo dos dias posteriores à corrida, para que a urina apareça sempre limpa.
  • Evitem usar anti-inflamatórios. Estes somente prolongam o tempo de recuperação e pioram as causas das dores. Se necessitarem de alguma ajuda externa, experimentem Arnica como substituto. A Arnica é um remédio natural que pode ser usado oralmente ou como creme de aplicação tópica.
  • Finalmente, se necessitarem de um bom mantra para vos ajudar a ultrapassar os piores momentos, experimentem: "correr, recuperar, correr novamente!... correr, recuperar, correr novamente!..."
Sejam donos e senhores do vosso Caminho e usufruam de cada etapa, mesmo quando dói!   Fonte: King of Pain, contribuição de Dean Karnazes

1 comentário

Comentar post