Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qua | 25.09.13

Correr com tempo chuvoso

José Guimarães
Tempo chuvoso não significa que temos que deixar de correr ou treinar numa passadeira. Aliás, a maior parte das corridas não são canceladas por causa da chuva. Se se lembram da minha primeira participação no GTSA - Grande Trail da Serra d'Arga, nessa primeira edição apanhei um temporal de tal maneira grande que, creio eu, foi uma das melhores experiências com mau tempo que tive em trail, neste meu percurso de corredor. Já na minha primeira participação no UTAX, a falta de equipamento adequado quase que fez com que tivesse de interromper a corrida aos 62 km com um princípio de hipotermia. No entanto, há que estar equipados, senão podemos mesmo pôr em risco a nossa saúde e de não gozar tanto a prova como poderíamos, caso tivéssemos o equipamento adequado às más condições climatéricas. Se, por exemplo, estão na lista de inscritos para a Serra d'Arga (a decorrer já no próximo dia 28 Setembro), experimentem algumas destas dicas, por forma a estarem preparados para correr à chuva. Sim, porque de certeza que vai chover.

Se estiver frio, vistam-se com camadas

Se além do tempo chuvoso estiver também frio, convém usarem mais que uma camada de roupa. A camada mais importante é aquela que fica junto ao corpo (a chamada segunda pele). Certifiquem-se que é de um tecido técnico transpirável, que evapore a água e o suor, secando ao máximo a pele. A camada externa deverá ser do tipo corta-vento e, caso seja necessário, impermeável. No entanto, este último deverá permitir a respiração, pois caso contrário, irá provocar condensação no interior, deixando-nos molhados.

Usem um chapéu com uma pala

Um boné com uma pala pode ser o vosso melhor amigo numa corrida em dia de chuva. A pala irá manter a água afastada do rosto, para que sejam capazes de ver, mesmo debaixo de chuva torrencial.

Não usem demasiada roupa

Este é um dos maiores erros que os corredores costumam fazer, quando vão para corridas à chuva. Usar mais capadas de roupa não vos vai manter mais secos. A não ser que corram com um chapéu de chuva, se correrem à chuva vão com certeza ficar molhados. Se vestirem muita roupa, vai acontecer que simplesmente vão ter de andar com mais roupa encharcada. Vistam-se de acordo com a temperatura do ar, tal e qual como se não estivesse a chover.

Dêem nas vistas

Escolham uma camada exterior que seja bem colorida, com cores garridas e preferencialmente que tenha faixas refletoras, uma vez que a chuva normalmente é sinónimo de fraca visibilidade.

Usem um saco do lixo

Se tiverem que esperar à chuva antes da corrida começar, um saco do lixo grande com um buraco para enfiarem a cabeça pode ajudar-vos a manterem-se secos. No início da corrida podem simplesmente tirá-lo e deitá-lo fora.

Usem uns sapatos velhos ao início

Se estiverem a aguardar pelo início à chuva, podem guardar os sapatos de corrida e as meias num saco de plástico. Podem guardar os sapatos velhos no saco da prova (se houver um) e calçar os sapatos de corrida e as meias secas mesmo antes do início, quando forem alinhar para a partida. Desta forma podem - pelo menos - começar a correr com os pés secos.

Previnam as bolhas e assaduras

Se forem participar numa prova longa, espalhem um creme resistente à água como a vaselina nas partes do corpo onde normalmente há assaduras ou formação de bolhas: pés, interior das coxas, axilas, mamilos, etc.

Protejam os equipamentos eletrónicos

Guardem os aparelhos eletrónicos, como as máquinas fotográficas ou telemóveis, num saco estanque, facilmente encontrado em lojas de desporto.

 

Fonte: About.com

1 comentário

Comentar post