Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

05.Dez.12

Companhia para a 27ª Maratona de Lisboa

No próximo domingo, dia 9 de Dezembro, corre-se a 27ª Edição da Maratona Seaside de Lisboa 2012. Muitos de vós vão percorrer os 42 km do percurso completo, outros vão percorrer os 21 km da distância da Meia Maratona e outros não vão participar na prova... como eu... maratona-de-lisboa Como estou em fase de pré-época, os treinos de corrida estão limitados a distâncias curtas. Por exemplo, os treinos "longos" ao fim de semana limitam-se a percursos de 15 km, seja em estrada ou em trilhos com pouco desnível, como Monsanto. Mas como no domingo tenho treino para cumprir e em paralelo tenho alguns amigos a correr a maratona e gostava de os ir apoiar, optei este ano por juntar o útil ao agradável e fazer algo diferente.

Acompanhar os atletas na prova

Se for possível, no domingo vou fazer o meu treino a acompanhar os meus amigos na Maratona de Lisboa. Para já um deles em concreto, mas quem sabe se mais? Digo se for possível, porque não sei se vão existir grades a separar os atletas do resto da multidão, ou gente a controlar, etc. Mas seja como for, isto deu-me uma ideia...

Acompanhar a maratona

O percurso da maratona começa às 9h00 no Estádio 1º de Maio, em Lisboa, local onde também termina. Pelo que vi no mapa da corrida, o regresso para a cidade faz-se sensivelmente ao km 28, na zona de Pedrouços, em frente ao jardim da Torre de Belém. É aí que vou esperar o meu amigo, para tentar acompanhá-lo no regresso a Lisboa, fazendo os últimos 14 km do percurso (e os mais puxados... ai ai, a Av. Almirante Reis!!!) ao seu lado. Deixo aqui o meu apelo a todos os que, como eu, não vão participar na prova, seja por que razão for (salvo lesão), para irem para Lisboa apoiar os atletas. Sendo o percurso desta última fase um pouco monótono (ou sou só eu que já estou demasiado habituado a correr no meio das árvores?), são dignos os exemplos daqueles que decidem enfrentar as dificuldades duma prova como esta. E só por isso merecem o apoio de todos nós. Apoio que, como sabemos, nem sempre têm por parte do público em geral, que nem sempre aplaudem e incentivam a uma boa prova e muitas vezes até protestam contra os cortes de trânsito e afins. Portanto porque não dar esse incentivo extra? Seja à beira da estrada, seja equipados e a correr uma parte do percurso, porque não vamos ajudar os nossos amigos?

Acompanhar a meia-maratona

O percurso da meia-maratona começa às 10h00 na Av. 24 Julho (perto do metro do Cais do Sodré) e termina no Estádio 1º de Maio. Vejam no mapa onde podem apanhar os vossos amigos e conhecidos e já sabem: apoiem-nos, seja de que forma for, à beira da estrada, com cartazes, com chocalhos, ou a correr ao lado deles. Deixo à vossa consideração para onde ir, quando ir... mas organizem-se, sozinhos ou em grupos e vão dar essa motivação extra a quem for correr. Estou certo que será um gesto que quem corre (amigos ou não) apreciará e tão cedo não se vão esquecer.