Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Seg | 01.10.12

Como correr pode mudar a nossa vida

José Guimarães
Não querendo correr o risco de me tornar repetitivo, abordo novamente um tema sobre o qual já escrevi inúmeras vezes, mas que, como anda atualmente na boca do mundo, creio que nunca é demais deixar de relembrar. Trata-se dos benefícios da corrida e como é que correr pode mesmo ser capaz de mudar a nossa vida. correr-saudável Até eu gosto de me ir relembrando constantemente sobre os benefícios de correr - no meu caso todos os dias - e como isso me traz motivação constante... e é o que de facto me faz continuar. Seja este mundo completamente novo para alguns de vós ou não, correr pode ter um impacto positivo em todas as áreas da vossa vida. E estou a falar tanto de perder peso, como de melhorar o vosso estado de saúde, ou de ficarem com um corpo mais firme e mais bonito. Mas como se isto não bastasse, há um sem número de outros benefícios positivos que podem fazer uma diferença significativa na vossa vida e que aqui partilho:

Mais energia

Com a prática da corrida, o vosso corpo fica mais saudável e mais eficiente. O vosso corpo fica a trabalhar muito melhor do que um corpo sem atividade física e, tão simplesmente por causa disto, quem pratica atividade física tem naturalmente mais energia disponível. O resultado? Sentirem-se mais vivos e capazes de concretizar mais coisas no dia-a-dia. E todos os dias são recheados de maior qualidade, comparados com os dias do corpo que teriam se não corressem.

Mais novos

Ter toda essa energia extra faz-nos sentir mais novos. Depois de perder peso através da corrida e sentirmo-nos muito mais em forma e mais saudáveis, é natural que pareça que a idade não passa, já que as doenças tornam-se mais escassas e o aporte de energia é muito maior. Quem é que não quer algo assim? Imaginem que se sentem mais em forma e que são capazes de fazer mais um pouco de tudo e sentirem-se capazes de continuar a fazê-lo diariamente. Estou certo que concordam que isto é muito melhor do que ficar sentados em frente à televisão durante um fim de semana ou depois de um dia de trabalho, simplesmente porque não têm energia para mais. A maior parte das pessoas acima dos 60 anos tem excesso de peso, usam bengala ou um qualquer auxiliar de caminhada. Outras pessoas com a mesma idade praticam corrida e parecem que têm menos 10 anos. Muitas pessoas com 30 anos parecem que têm 10 ou 20 anos a mais, graças aos seus níveis de energia baixos e ritmo de vida sedentário. Outros da mesma idade correm como adolescentes. Conseguem perceber porque é que as pessoas que correm conseguem muitas vezes parecer mais novos do que na realidade são?

Mais confiança

Digamos que já correm há algum tempo e já tiveram oportunidade de experimentar alguns dos benefícios e recompensas dessa atividade. Já perderam peso, estão mais em forma e sentem-se com mais energia. Regra geral, estão felizes consigo próprios. Conseguem perceber quão melhor se sentem em relação à vossa forma anterior? E a confiança que ganharam na vossa pessoa? É por esta razão que os benefícios da corrida nos fazem sentir tão bem, que naturalmente nos sentimos mais confiantes e com maior satisfação na vida.

Mais positivos

Com todos estes benefícios é fácil perceber que a corrida pode fazer com que se sintam mais positivos e muito mais felizes consigo próprios. Muito simplesmente, quanto melhor se derem com a corrida e quantos mais benefícios conseguirem extrair daí, melhor se sentirão, tanto fisicamente como mentalmente. Outra grande vantagem disto é que a vossa atitude positiva perante a vida irá influenciar outras pessoas que vos rodeiam. Portanto não só se sentirão mais feliz, como provavelmente ainda vão ajudar outras pessoas para que se sintam também elas mais felizes. Correr não vos ajuda, mas também traz benefícios para aqueles que vos rodeiam.  

Temos muito a ganhar se corrermos... e muito a perder se não o fizermos

Adicionalmente a todos estes benefícios, correr também ajuda a evitas experiências negativas, como sofrer de doenças e de estados de saúde menos positivos. Ajuda no combate a estados eventualmente depressivos, alguns tipos de cancro, osteoporose, diabetes, pressão elevada, doenças cardíacas e artrite. Com tudo isto, creio não serem necessárias muitas mais razões para experimentarem umas corridas regulares, mesmo que leves. E se em algum momento a motivação baixar ou se sentirem tentados a evitar uma corrida, lembrem-se de tudo o que correr vos pode trazer de bom. Tudo o que precisam é algum tempo e algum esforço. Em troca, correr irá trazer-vos uma abundância de benefícios que literalmente podem mudar a vossa vida. Continuem a correr!   Fonte: runningandweightloss.com