Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

08.Mai.12

Benefícios do "cross-training" para corredores

cross-training.jpg

 

Já não é a primeira vez que eu aqui abordo o tema do cross-training. Procurando a melhor definição possível, posso dizer que o cross-training consiste na prática combinada de qualquer desporto ou exercício que complemente o nosso desporto principal, que no meu caso é a corrida. Nesta altura em que me debato com a recuperação de um joelho que levou uma pancada e teima em não me deixar correr (já lá vão 2 semanas), vejo nestes exercícios complementares uma forma de minimizar a paragem forçada e de tentar não perder muito da forma física adquirida.

Seja qual for o nosso nível, tanto iniciados como atletas muito experientes podem beneficiar do cross-training. Ora vejamos porquê:

Praticar cross-training ajuda a manter o equilíbrio dos grupos musculares. Ajuda a fortalecer os músculos que não correm e a descansar os músculos que correm. Podemo-nos focar em músculos específicos e que não são tão trabalhados enquanto se corre e que ficam mais fracos do que os que são utilizados na corrida.

Pode-se manter ou até melhorar o nível cardiovascular. Muitas das actividades de cross-training são óptimos exercícios cardiovasculares.

Ao equilibrar os músculos mais fracos com os mais fortes, vai ajudar a reduzir as hipóteses de contrair uma lesão. Praticar actividades de baixo impacto, como natação ou ciclismo de estrada, também vai melhorar o nível de stress das articulações, que são tantas vezes um alvo de lesões para os corredores.

Faz com que não nos sintamos demasiado aborrecidos com a corrida. Correr todos os dias vai fazer com que eventualmente chegue um dia em que até o corredor mais entusiasta se sinta entediado. O cross-training dá aos corredores um alívio mental tantas vezes necessário, devido à repetição constante do seu desporto, o que é particularmente importante para quem faz longas distâncias.

É possível continuar a treinar, mesmo com certos tipos de lesões, enquanto damos tempo para as mesmas se curarem. Corredores que sofrem de lesões são muitas vezes aconselhados pelos médicos a fazer um período de descanso enquanto recuperam. Mas, com certas lesões, é possível manter o nível físico recorrendo ao cross-training. Na realidade, o cross-training permite-nos não só manter o nível de aptidão física, como lidar com a frustração e sentimento de desilusão que é sentirmo-nos afastados do que mais gostamos de fazer, que neste caso é correr!  

Fonte: About.com - Running & Jogging

2 comentários

Comentar post