Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qui | 05.06.14

As minhas palmilhas novas

José Guimarães
Ontem fui experimentar uma coisa nova. Ontem fui à Sportzone fazer umas palmilhas por medida. Como o nome indica, as palmilhas são fabricadas no momento, à medida de cada pessoa e moldadas às características próprias de cada pé. A marca responsável por este novo conceito é a Footbalance e ajudou-me a perceber um pouco melhor como é isto de proporcionar um maior conforto aos nossos pés.

Para que servem as palmilhas?

Fazer umas palmilhas por medida implica que, antes de mais, sejamos conhecedores dos nossos pés. Não só dos pés mas principalmente da tendência do nosso tipo de passada. Quer isto dizer que cada um de nós terá um tipo de passada mais ou menos diferente, entre os 3 tipos de passada existentes:
  • Passada Neutra
  • Passada Pronadora (em que o tornozelo tende a inclinar para dentro)
  • Passada Supinadora (em que o tornozelo tende a inclinar para fora).
Muito grosseiramente é isto. E assim sendo, a planta do pé varia de forma de caso para caso e pode necessitar de mais ou menos apoio, durante o movimento de caminhar ou correr. É essa uma das funções das palmilhas e é aqui que entram as palmilhas da Footbalance.

Como são feitas umas palmilhas por medida?

palmilhas-footbalance-fabricoO processo de fabrico destas palmilhas é muito rápido e aparentemente simples. Primeiro que tudo temos que ficar descalços e de pé, em cima de um vidro de uma máquina que, com uma iluminação especial, nos permite ver imediatamente a zona de contacto dos nossos pés com o solo. Com isto e mais algumas medições e fotografias, já conseguimos fazer uma breve análise à nossa tendência de tipo de passada. Após este processo, colocamo-nos em cima de uma superfície mole, com a palmilha quentinha (antes esteve uns minutos a aquecer numa "estufa") debaixo dos nossos pés. Uns minutos depois saímos e... voilá! Temos uma palmilha feita por medida, com o formato da nossa planta do pé. Se estas palmilhas são só para quem corre? Não. Estas palmilhas servem para proporcionar um maior conforto aos nossos pés e suportar eventuais deficiências nos mesmos. Eu, por exemplo, tenho uma passada pronadora (tenho a tendência de meter - muito - o tornozelo para dentro) e por isso necessito de um maior suporte da palmilha, capaz de contrariar esta tendência. E isto revela-se a correr mas também a andar, no dia a dia. Aliás, tirando a excepção de algumas provas (como a prova do próximo sábado), normalmente no dia a dia eu ando durante mais tempo do que corro (quem é que corre mais tempo do que caminha?), portanto até fará mais sentido usar mais as palmilhas durante o dia do que durante os treinos de 1 ou 2 horas. Se estas palmilhas servem para fins médicos/terapêuticos e corrigir desalinhamentos posturais, diferenças entre uma perna e outra, etc... não. Para esses problemas é recomendado que se visite um médico especialista, que após uma consulta e determinadas análises irá fabricar uma palmilha específica, com essa finalidade. Concluindo, para já ainda só usei as palmilhas Footbalance durante um dia e a recomendação é que se usem durante 1 semana, considerado o período de adaptação ao pé e ao calçado. Mas já reconheço que, para o meu caso específico, noto um apoio muito maior na zona da arcada plantar e que isso se traduz num maior conforto ao caminhar. Daqui a 1 semana darei novo feedback... talvez vá até à Serra de Sintra fazer uma prova de fogo com as palmilhas num treino... quem me acompanha?