Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

08.01.18

Dicas para quando custa regressar aos treinos

José Guimarães
Imagem: www.fitnessquotesimg.com/343391/just-run Eu sei que custa. Custa e não é pouco. Estou a falar do regresso aos treinos, depois da temporada festiva que, tal como manda a tradição, terminou no dia de Reis. O Natal e a passagem de ano já lá vão e dou comigo a pensar quantos de vocês cumpriram as expectativas de treino durante este período. Sei que muitas pessoas - eu incluído - têm muita dificuldade em encontrar tempo disponível mesmo durante as férias para aquelas (...)
05.01.18

Fui correr à chuva... e fiquei com os mamilos em ferida!!! O que faço?

José Guimarães
 De facto, pode ser um bocado embaraçoso falar de mamilos... mas enfim, há coisas piores. Não sei se já vos aconteceu, mas confesso que para mim foi uma estreia. Das más! Hoje de manhã fui correr (vejam o treino aqui no Strava). O Bernardo ontem estava com vontade, eu também, portanto combinámos para as 7h00 e lá fomos à hora combinada. Estava a chover. Pouco ao início. Depois aumentou... e (...)
04.01.18

É melhor correr 30 minutos todos os dias, ou 60 minutos de 2 em 2 dias?

José Guimarães
 Entre um modelo e o outro, há quem defenda que durante uma semana devemos fazer mais treinos, mas mais curtos, e há quem defenda fazer menos treinos, mas mais longos. No entanto, os estudos não definem propriamente uma fórmula ideal de treino, nem apresentam vantagens ou desvantagens em dividir as sessões maiores em vários treinos de menor duração. Os estudos também não determinam se é mais vantajoso em termos de resistência, ou mesmo para perda de peso.  Digamos que a (...)
03.01.18

6 dicas para treinarem adequadamente

José Guimarães
Imagem: pushpointe.com É muito frequente vermos um plano de treinos para alguém que corre, cheio de treinos de corrida. Errr... tudo bem. Não censuro que, se alguém quer correr mais, ou mais rápido, ou melhor, deva focar-se na corrida. Mas o nosso corpo não são só pernas! É importante recordar que, se o dividirmos em 5 partes e excluirmos a cabeça desta equação, elas (as pernas) são só 2/5 (dois quintos) do mesmo:2 pernas, móveis2 braços, móveis1 tronco, que une as (...)
01.01.18

Hello, World!

José Guimarães
 "Hello, World!" é uma linha de programação que exibe a frase "Hello, World!" a um visitante de um website. Como é muito simples de fazer, é quase sempre a primeira coisa que os programadores fazem num site quando querem mostrar que a coisa está a funcionar. Faz sentido que este seja o título deste post, já que é o primeiro que este blog faz na plataforma SAPO Blogs. E é o primeiro do novo ano de 2018. Depois de me ter despedido no início da semana do Wordpress (e de ter (...)
11.12.17

ABC do Running - Em prova no AXTrail

José Guimarães
Finalmente na Serra da Lousã, no AX Trail. Já com o equipamento todo pronto, preparei-me para o clima da Serra da Lousã, onde o clima, as folhas no chão e a lama tornaram o solo totalmente escorregadio e imprevisível. Em alguns momentos o corpo pede para parar, mas o espírito está cá e é para continuar! Por vezes, experimento aumentar o ritmo e ver como o meu corpo reage. Conhecem a minha parte favorita do percurso? O trilho é muito técnico, com muita instabilidade e rochas (...)
10.12.17

Desenvolver a aptidão para correr

José Guimarães
Tal como em qualquer outro desporto, antes de começar a correr é importante aprender algumas das técnicas e conceitos básicos para desenvolver a capacidade de corrida para, assim, tirar o máximo proveito deste desporto. Algumas das capacidades básicas desenvolvem-se naturalmente e, até certo ponto, vão permitir que se corra com prazer, sem nos preocuparmos demasiado com a técnica. Mas se o vosso objetivo for tirar o máximo partido da corrida, ou participar em corridas e (...)
07.12.17

ABC do Running - Preparação para uma prova de trail

José Guimarães
Neste episódio preparamos uma das provas de trail running mais desafiantes do nosso país: o AX Trail. No contexto único da Serra da Lousã, tão depressa os trilhos podem ser de montanha, com bastante inclinação, como nos podemos ver a atravessar ribeiros com água pelos joelhos, a escalar paredes de rocha escorregadia ou até mesmo a partilhar o trilho com animais selvagens. O trail running (...)
02.12.17

Glúteos: o nosso maior trunfo para correr

José Guimarães
Imagem: Martin Novak/Moment/Getty Images Os riscos para a saúde originados por passarmos um dia inteiro sentados a uma secretária já foram comentados em inúmeros artigos. E o facto de os aliarmos a um estilo de vida sedentário, pode também ter impacto na qualidade da vossa corrida. Pela simples razão que passamos o dia todo sentados em cima do nosso rabo ("bum bum" para os leitores brasileiros), depois quando vamos correr, o mais provável é que "ele" se esqueça do que tem de fazer. Passarmos horas sentados também encurta os músculos posteriores da coxa, o que limita a nossa capacidade de fletir e estender a coxa, originando uma diminuição no comprimento natural da passada.
30.11.17

Entre tertúlias, montanhas e aquilo que eu quero ser quando for grande!

José Guimarães
Dizem que a vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro. Se isto é verdade, então devíamos planear menos e viver mais, certo? Mas a verdade é que, normalmente, não é isso que acontece. Falo por mim, porque parece que foi assim que vivi grande parte da minha vida, a fazer planos. Até agora. Pode parecer estranho, mas há 6 ou 7 anos atrás eu não vos saberia responder a perguntas banais como: "o que é que mais gostas de fazer?" Dir-vos-ia que gostava de ler, (...)