Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

11.12.17

ABC do Running - Em prova no AXTrail

José Guimarães
Finalmente na Serra da Lousã, no AX Trail. Já com o equipamento todo pronto, preparei-me para o clima da Serra da Lousã, onde o clima, as folhas no chão e a lama tornaram o solo totalmente escorregadio e imprevisível. Em alguns momentos o corpo pede para parar, mas o espírito está cá e é para continuar! Por vezes, experimento aumentar o ritmo e ver como o meu corpo reage. Conhecem a minha parte favorita do percurso? O trilho é muito técnico, com muita instabilidade e rochas (...)
10.12.17

Desenvolver a aptidão para correr

José Guimarães
Tal como em qualquer outro desporto, antes de começar a correr é importante aprender algumas das técnicas e conceitos básicos para desenvolver a capacidade de corrida para, assim, tirar o máximo proveito deste desporto. Algumas das capacidades básicas desenvolvem-se naturalmente e, até certo ponto, vão permitir que se corra com prazer, sem nos preocuparmos demasiado com a técnica. Mas se o vosso objetivo for tirar o máximo partido da corrida, ou participar em corridas e (...)
07.12.17

ABC do Running - Preparação para uma prova de trail

José Guimarães
Neste episódio preparamos uma das provas de trail running mais desafiantes do nosso país: o AX Trail. No contexto único da Serra da Lousã, tão depressa os trilhos podem ser de montanha, com bastante inclinação, como nos podemos ver a atravessar ribeiros com água pelos joelhos, a escalar paredes de rocha escorregadia ou até mesmo a partilhar o trilho com animais selvagens. O trail running (...)
02.12.17

Glúteos: o nosso maior trunfo para correr

José Guimarães
Imagem: Martin Novak/Moment/Getty Images Os riscos para a saúde originados por passarmos um dia inteiro sentados a uma secretária já foram comentados em inúmeros artigos. E o facto de os aliarmos a um estilo de vida sedentário, pode também ter impacto na qualidade da vossa corrida. Pela simples razão que passamos o dia todo sentados em cima do nosso rabo ("bum bum" para os leitores brasileiros), depois quando vamos correr, o mais provável é que "ele" se esqueça do que tem de fazer. Passarmos horas sentados também encurta os músculos posteriores da coxa, o que limita a nossa capacidade de fletir e estender a coxa, originando uma diminuição no comprimento natural da passada.
30.11.17

Entre tertúlias, montanhas e aquilo que eu quero ser quando for grande!

José Guimarães
Dizem que a vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro. Se isto é verdade, então devíamos planear menos e viver mais, certo? Mas a verdade é que, normalmente, não é isso que acontece. Falo por mim, porque parece que foi assim que vivi grande parte da minha vida, a fazer planos. Até agora. Pode parecer estranho, mas há 6 ou 7 anos atrás eu não vos saberia responder a perguntas banais como: "o que é que mais gostas de fazer?" Dir-vos-ia que gostava de ler, (...)
27.11.17

ABC do Running - Treinar para Trail Running

José Guimarães
Sabem qual é o tipo de treino mais importante para o Trail Running? Exatamente. São todos! Uma preparação adequada a todos os níveis é crucial para uma boa prestação no trail running. Por exemplo, para uma prova tão desafiante como o AX Trail, na muito bonita mas também exigente Serra da Lousã, importa treinar não só a distância que se vai percorrer, mas também o desnível (as subidas e as descidas), e também convém antecipar as verdadeiras armadilhas que o terreno pode (...)
20.11.17

ABC do (Trail) Running - Preparação para o trail

José Guimarães
Sabem que nome damos à combinação perfeita entre corrida e natureza? Trail Running! Se gostam de trilhos cheios de obstáculos inesperados, de árvores, rios, rochedos e paisagens de cortar a respiração, então vão encontrar no trail running a modalidade certa. Mas, antes de começar, têm que estar preparados para todos os tipo de de desafios que possam encontrar, quer a nível físico, quer mental. Por exemplo, numa prova de trail é muito frequente passarmos muitas horas (...)
15.11.17

Como começar a correr

José Guimarães
Se estão a ler este artigo é porque muito provavelmente querem começar a correr. Fiquem desde já a saber que estão preparados para começar a correr se pelo menos nas três últimas semanas caminharam ou fizeram algum tipo de exercício físico (como bicicleta estática ou elíptica) de uma forma regular, isto é, mais ou menos 30 minutos por dia, pelo menos 3 vezes por semana. Se não estão nesta fase, talvez queiram juntar-se antes ao meu grupo de caminhada da 
09.11.17

Como correr uma maratona em 3 horas e picos

José Guimarães
As últimas semanas foram cheias de maratonas. Entre a maratona de Lisboa, a maratona do Porto, até mesmo a célebre maratona de Nova Iorque, foram muitas as provas que se desenrolaram um pouco por toda a parte, nesta distância que continua a ser a rainha das corridas. Depois de ler alguns dos relatos feitos por dos muitos participantes nestas andanças (ou correrias), dei-me conta que não fiz um artigo sobre como foi correr a maratona de Lisboa. Já passou algum tempo (foi no dia 15 (...)
25.10.17

Regressar aos trilhos na Serra da Lousã

José Guimarães
Este ano voltei ao trail running. Foi um ano em que aconteceram algumas mudanças na minha vida, que fizeram com que, por um lado, me dedicasse mais ao desporto mas, por outro, estivesse um pouco afastado das provas. Mas estou a regressar. E estou a regressar não só de forma pessoal, como também profissional, a este mundo tão apaixonante que é o trail running. Uma das mudanças que aconteceram, entre outras (como ter passado a ser um homem casado), foi ter tirado o curso de Técnico (...)