Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qua | 01.02.12

8 truques mentais para tornar fáceis as corridas longas

José Guimarães
Como alguns de nós pudemos experimentar na prova do último fim de semana (o Ultra Trilhos dos Abutres), as corridas de longa distância podem ser tanto um desafio físico como mental. Alguns corredores sentem que o seu corpo consegue correr mais, mas que mentalmente é difícil continuar. As dicas que se seguem ajudam qualquer um de nós a vencer a batalha mental nas corridas de longa distância:

Experimentem dialogar com vós próprios

Se estão a correr sozinhos e a lutar contra isso, experimentem conversar sozinhos. Digam a vós mesmos que não estão fisicamente cansados, só estão a sentir alguma fadiga mental e que podem lutar contra isso. Digam a vós mesmos coisas como "vou beber água daqui a 5 minutos e isso vai fazer com que eu me sinta melhor". Se estão a correr a vossa maior corrida até à data, lembrem-se daquela sensação de orgulho que vão sentir quando chegarem ao fim.

Dividam a corrida

Dividir a corrida em segmentos mais pequenos vai fazer com que a distância seja mais facilmente gerível. Por exemplo, se estão a correr 30 km pensem "ok, são 3 corridas de 10 km". No início de cada segmento, visualizem-se a começar uma nova corrida com pernas bem frescas e simplesmente foquem-se em chegar ao fim daquele segmento.

Lembrem-se de que nem sempre é fácil

Uma vez que estão a fazer uma corrida longa, lembrem-se que não é fácil treinar para um evento de longa distância. Se fosse, toda a gente o faria, certo? Lembrem-se que estão a levar a cabo um desafio enorme e que as dificuldades que enfrentam farão com que a vossa conquista final seja ainda mais gratificante.

Encontrem um "mantra"

Escolher uma citação importante, ou mesmo uma frase curta como "um passo de cada vez" que podem repetir quantas vezes quiserem enquanto correm, pode ajudar a manterem-se focados. Pode funcionar como motivação interior, no momento em que mais precisarem. Até podem já ter uma frase favorita para isso, mas se não for o caso, pesquisem por citações motivacionais relacionadas com corrida (ou não) para ganharem assim alguma inspiração adicional.

Usem a imagética

Quando abordarem um percurso difícil, tentem imaginar-se como um atleta Olímpico a chegar à linha de chegada. Visualizem o vosso estilo de corrida como suave, gracioso e relaxado. Pensem num atleta que realmente admiram e imaginem-se a correr exactamente como ele. Eu tenho um... ;)

Treinem os jogos mentais

Se estiverem a correr no meio de outros corredores, tentem este jogo: escolham uma peça de roupa específica, como um boné branco, para procurar durante a sua corrida. Depois contem quantos corredores usam um boné branco. Se correrem em estradas com automóveis, podem fazer o mesmo com cores ou modelos de automóveis. Se correrem no meio de um bosque, experimentem com tipos de árvores ou flores.

Façam planos pós-corridas

É muito positivo ter planos de coisas para fazer depois de se terminar uma corrida, especialmente se se correm de manhã, como eu. E pode passar por coisas tão básicas como planear o que fazer para o almoço e jantar. Ajuda a manter a cabeça organizada e dá-nos material para trabalhar depois da corrida.

Visualizem a vossa corrida

Se estão a treinar para uma corrida, como uma maratona, imaginem-se durante a mesma, visualizem cada quilómetro e a linha de chegada. Visualizem como vai posar para a foto que vão tirar na meta. Tentem visualizar o relógio com o tempo oficial abaixo do seu tempo limite. Imaginem como se vão sentir quando alguém vos colocar a medalha ao pescoço. E pensem como vai ser ver os amigos a aplaudir na meta.   Fonte: About.com

1 comentário

Comentar post