Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Seg | 18.08.14

6 dicas para lidar com a ansiedade antes de uma prova

José Guimarães
Sim, estou ansioso. Falta pouco mais de 1 semana para o UMTB - Ultra Trail du Mont Blanc e já sinto as tais "borboletas na barriga". Para quem não conhece, o UTMB (todas as corridas têm siglas como esta) consiste numa corrida de 168 km nos Alpes, acumulando - num máximo de 46 horas de prova - qualquer coisa como cerca de 9.600m de desnível em subidas (glup!!!). Estou ansioso, pudera! E para combater essa ansiedade, típica de quem já conta os dias e horas para o toque da partida, torna-se essencial relaxar e tomar o controle da situação. Caso contrário, a ansiedade é que pode tomar conta de nós e reservar-nos algumas surpresas menos agradáveis. Todos os corredores sentem algum tipo de ansiedade antes de uma corrida. E normalmente essa sensação não desaparece só porque somos corredores mais experientes. Na verdade, alguns corredores com anos de corrida sentem ainda mais pressão sobre si próprios, na medida em que a sua performance enquanto corredores também melhorou. Seja para quem vai participar numa prova pela primeira vez, seja para aqueles que este ano fazem parte do grupo de portugueses que vão correr no UTMB, sigam estas dicas para vos ajudar a lidar com a ansiedade antes de uma prova e até aprender a tirar algum partido desse nervosismo:

6 dicas para lidar com a ansiedade antes de uma prova

1. Esperem o inesperado

Esperar o inesperado também nos pode levar a um estado de ansiedade, embora mais moderado. Para isto, ajuda - por exemplo - treinar em todos os tipos de condições, seja com frio, calor, chuva, etc. Assim, seja qual for  o tempo que faça durante a prova, já não vai ser novidade para ninguém.

2. Estejam preparados

Parte da preparação é - obviamente - treinar de forma adequada. Mas podemos fazer outras coisas que nos façam sentir ainda mais preparados para a prova que vamos enfrentar e que nos permitam baixar os níveis de ansiedade. Por exemplo, muitos atletas gostam de estudar minunciosamente o percurso da prova, para assim saberem exatamente o que os espera. Se soubermos que em determinadas distâncias podemos contar com este e aquele postos de abastecimentos, vamo-nos sentir menos ansiosos quanto à hidratação. Se - como eu - vão viajar e estão preocupados sobre a possibilidade de se esquecerem de algum artigo importante, comecem a separar as coisas uns dias antes e usem uma lista para garantir que não se esquecem de nada. Esperar até ao útimo minuto para se prepararem só vai aumentar os níveis de ansiedade.

3. Desenvolvam rituais pré-prova

Mais do que ficar a combater o estado de ansiedade, muitos atletas de elite desenvolvem rituais pré-prova, para ajudar a lidar com estes momentos. Eles passam por ouvir música, rezar, meditar, ou praticar algum exercício de aquecimento específico. Desenvolvam o vosso próprio ritual pré-prova, para assim poderem aprender a relaxar por vós próprios.

4. Respirem profundamente

Quando estamos ansiosos, a nossa respiração torna-se mais superficial. Experimentem respiração abdominal. Desta forma vão relaxar e até praticar uma forma de prevenir a famosa "dor de burro".

5. Visualizem

A visualização é uma forma muito eficaz que muitos atletas usam para aumentar a concentração e, desta forma, reduzir a ansiedade. Umas semanas antes da vossa prova, visualizem o local da partida, o momento da partida, imaginem-se a correr durante a prova e a atravessar a linha de chegada. Visualizem o que vão ter vestido, quem é que vos vai estar a ver e a aplaudir quando cortarem a meta. Como é que isto ajuda a reduzir a ansiedade? Porque desta forma vão estar a eliminar - ou pelo menos a minimizar - o medo do desconhecido, que é um grande causador de stress. Quando se visualizam na corrida, vão estar a familiarizar-se com o que pode acontecer e até mesmo como poderão reagir.

6. Corram sem expectativas

Eu sei que é mais fácil dizer do que fazer, mas estabelecer grandes expectativas é uma forma de causar um elevado nível de stress e de nos colocar debaixo de uma pressão enorme, porque queremos atingir determinado objetivo. Ponham as expectativas de lado e concentrem-se em correr dando o vosso melhor. Vão sentir-se mais calmos, o que provavelmente vai fazer com que façam uma corrida melhor. Fonte: Running.about.com