Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

30.Dez.13

5 dicas para que os objetivos de corrida para 2014 resultem

Agora que as festas de Natal já passaram e as do Ano Novo estão a horas de acontecer, não podia deixar de publicar um post sobre algo que, por muito que digamos que não ligamos, ninguém fica indiferente a isto: objetivos de corrida para o novo ano! Independentemente daquilo que desejarem fazer, sigam estas dicas e garantam que os objetivos a que se propõem são alcançáveis:

Sejam realistas

Se ainda não correm, o mais provável é que não vão estar preparados para correr uma maratona já daqui a 3 ou 4 meses. Pensar que é possível é colocar a própria saúde em risco. Uma das coisas que há de positivas em se ser um corredor é que não precisamos de correr rápido nem bater recordes a toda a hora para se fazer parte do clube. Sejam 2 km, 5 km ou maratonas, não importa a distância: qualquer um de vocês corre e - no fundo - isso é que importa, pois é a diferença entre estar parado e a fazer exercício! Portanto, antes mesmo de se meterem a escrever resoluções de corrida para o próximo ano, pensem na vossa condição atual e só depois num objetivo sólido. Pode ser uma nova distância, um ritmo mais rápido, ou até um novo tipo de exercício. Qualquer coisa, mas realista.

Usem os números

Uma decisão baseada em números é uma boa decisão, certo? Podem usar o histórico da vossa aplicação de corrida preferida, ou do vosso relógio com GPS para analisar os dados e pensar em novos vôos. Analisem o nível da vossa atividade passada. Os objetivos de corrida podem ser tão simples como "correr 5 vezes por semana em vez de 3". Também é importante que o espaço de tempo que dão para o cumprimento dos vossos objetivos seja realista e dê margem de manobra para gerir potenciais reveses. Pode parecer fantástico dizer que se vai correr todos os dias em 2014, mas se falharem esse objetivo durante alguns dias, então é a motivação que vai sair afetada. Seja o que for, escolham algo que seja desafiante, mas realista.

Não se esqueçam do vosso combustível

O que comem durante o dia desempenha um papel importantíssimo no que diz respeito à corrida. Manter a motivação para correr já é suficientemente duro, portanto mantenham um registo do que comem durante a semana e planeiem assim as refeições, para que estas ajudem a vossa corrida. 3 a 4 horas antes da vossa corrida, façam uma alimentação com carbohidratos e porções pequenas de proteína. Uns 30 minutos antes de correr, petisquem algo rico em hidratos de carbono, como uma fatia de pão com doce ou fruta. Não abusem, pois arriscam-se a ficar com azia. Algumas formas de proteína natural pode incluir ovos, nozes e iogurtes.

Façam-se acompanhar de amigos

Se uma árvore cair na floresta e ninguém a ouvir... ninguém sabe que ela caiu. O mesmo acontece com os objetivos que ninguém conhece. Assim que os escreverem, partilhem-nos com os vossos amigos e família! Desta forma vão sentir o peso do compromisso do que estão a planear para o decorrer do ano novo. Se se sentirem tentados a faltar aos treinos ou a alguma corrida, os amigos e família serão os responsáveis por mantê-lo na linha! E porque não convidarem-nos para uma corridinha de vez em quando? Assim até se podem motivar, quando uma das partes se sentir tentada a não cumprir com o estipulado.

Comecem já!

Independentemente de quais são os vossos objetivos de corrida para o novo ano, certamente vão requerer algum espírito de sacrifício. Levantar cedo, não aproveitar a hora do almoço para relaxar, ou até mesmo não ir a algum evento social mais convidativo, tudo isto em prol das corridas! Ainda por cima no inverno os dias são mais curtos, o que não ajuda muito. Mas mesmo quando é verão, a falta de tempo pode continuar a acontecer. Portanto não adiem os treinos durante o inverno, para treinar só quando os dias forem mais convidativos. Comecem já no início do ano! Se conseguirem manter o plano durante os dias curtos, frios e escuros do inverno, vão ver o bem que sabe treinar quando o tempo estiver melhor. Uma alegria! A prova disso é uma estatística do RunKeeper que diz que os utilizadores que treinaram durante o mês de Janeiro foram 3 vezes mais ativos do que aqueles que não treinaram no início do ano. Isto é um facto... e contra eles não há argumentos!

Lembrem-se que um objetivo para o novo ano é para ser algo que inspire e nos melhore enquanto atletas mas também enquanto pessoas! Espero que estas dicas vos ajudem a tornar o ano de 2014 num ano de corridas espetaculares! Boas entradas e boas corridas!!!

1 comentário

Comentar post