Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qua | 17.02.16

5 dicas para correr com muito frio

José Guimarães
Este ano o inverno (ainda) não trouxe aquele frio gelado, mas ele mais tarde ou mais cedo vai fazer-se sentir. E quando ele aparecer, convém estarem preparados. Aqui ficam 5 dicas para vos ajudar a correr nos dias mais frios... sem sofrer.

1. Façam o aquecimento na rua

Habituem-se à temperatura de forma gradual. Evitem o choque térmico que seria aquecer em casa e saltar para a rua para começar logo a correr no frio. Tentem alguns exercícios de aquecimento dinâmicos para aumentar o fluxo sanguíneo e aquecer bem os músculos.

2. Livrem-se da roupa em excesso

Sim, mesmo! Deixem em casa aquele casaco quentinho, mas que, afinal, iriam acabar por despir e atar à volta da cintura, depois de 15 minutos de corrida. Em vez de se regularem pela temperatura antes de começarem a correr, lembrem-se que depois de aquecer o vosso corpo vai produzir muito calor. Assim, preparem-se com uma boa tshirt térmica (manga curta ou comprida, conforme preferirem) que vos permita manter a temperatura corporal de forma adequada e invistam nos aquecimentos. Correr com as camadas de roupa adequadas à duração do treino vai-vos permitir correr de forma mais eficaz. Ok, umas luvas e um buff ou um boné são boas ajudas

3. Comecem devagar

Tal como em qualquer corrida, devem acabar mais rápidos do que quando começaram. Não apontem logo de início para o vosso ritmo mais rápido. Foquem-se sim em gerar calor no corpo. Assim que estiverem suficientemente quentes, vão ver como é bom correr com tempo frio.

4. Usem o frio como motivação

Quando estiverem a correr, é a própria corrida que vos vai manter quentes. Assim que pararem, o corpo vai começar a arrefecer e provavelmente vão sentir-se gelados. Não abrandem. Façam os possíveis por aumentar gradualmente o ritmo, porque é isso que vos vai ajudar a manter quentes.

5. Tirem partido do tempo

Agradeçam o facto de terem esta hipótese de correr com tempo frio. O vento fresco e a sensação térmica de gelo são coisas únicas, dignas de se apreciar durante uma corrida. Lembrem-se que em alguns lugares no mundo só dá para correr com tempo quente. Fonte: Run Haven