Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Ter | 28.10.14

5 boas razões para tomar duche com água fria

José Guimarães
Já alguma vez tomaram um duche de água fria? Morna não conta. De água mesmo fria! Já? Então devem conhecer com certeza aquela sensação inicial de choque, quando os primeiros pingos gelados tocam no nosso corpo, ainda quente. Arfamos! Por vezes até gritamos, na tentativa de aliviar o choque! Mas o processo custa e só termina depois de agarramos a toalha mais próxima. E nos momentos seguintes, depois da adrenalina sentimos o coração a bater, a pele tão viva como nunca, os olhos bem abertos e apercebemo-nos que estamos prontos para enfrentar qualquer coisa! Os banhos de água fria desempenharam um papel importante ao longo da história. De gregos a romanos, dos índios americanos aos povos escandinavos, os banhos de água fria sempre fizeram parte de rituais tradicionais. Podem ser usados para desenvolver a força mental, para limpar a Alma, melhorar a saúde, ou para simplesmente nos sentirmos bem... depois de sairmos, é claro. A nossa cultura obcecada pelo conforto tem esquecido um pouco estes benefícios e talvez necessite de voltar a olhar um pouco mais para estas práticas antigas, quanto mais não seja porque nos iria forçar a poupar água (ninguém gosta de passar meia hora debaixo de água fria, certo?), bem como a conta do gás. E todos nós conhecemos os benefícios de mergulhar as pernas em água fria depois de uma corrida, certo? Mesmo que não saibamos bem como funciona o frio na recuperação muscular, quem já teve oportunidade de experimentar conhece bem o alívio que se sente numas pernas e pés massacrados, depois de quilómetros a correr. Aqui há uns dias encontrei na internet um artigo que fala das vantagens que um bom duche de água fria pode trazer para a saúde de uma forma geral. Convido-vos a perceber porquê:

1. Melhora a circulação sanguínea

A água fria aumenta a taxa de fluxo sanguíneo pelo corpo, bombeando mais sangue para todos os órgãos. Isso beneficia o sistema cardiovascular e pode ajudar a regular a pressão arterial e o fortalecimento das artérias e veias varicosas. O aumento do fluxo do sangue no cérebro também ajuda a deixar o corpo alerta por mais tempo.

2. É antidepressivo

A adrenalina libertada depois de um mergulho na água fria ajuda a libertar uma quantidade enorme de impulsos elétricos, enviados a partir das terminações nervosas periféricas para o cérebro. Essa reação tem um efeito antidepressivo. Existe até a hidroterapia, que aproveita os benefícios da água para aliviar os sintomas da depressão.

3. Faz bem para a pele e cabelo

A água quente tende a deixar os cabelos mais secos e danificados, enquanto a água fria deixa-os mais fortes e resistentes. Além disso, sem o calor do chuveiro, o cabelo tende a ter muito mais brilho.

4. Melhora o desempenho atlético

É muito comum os atletas utilizarem banhos de gelo depois do treino e provas. Isso ajuda os músculos a recuperar mais eficazmente, e estarem mais aptos para a carga seguinte de treino. Depois do esforço, quando mais rápido o atleta for para dentro da água fria, melhores serão os resultados. A banheira de gelo pode ser substituída por um duche tradicional.

5. Aumenta a força mental

Começar a usar o chuveiro frio exige coragem e preparação mental. Quanto mais o corpo for submetido a essas situações de stress, mais preparado ele estará para suportar situações ainda mais difíceis. Fonte: Ciclo Vivo