Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

21.Mai.15

5 boas razões para fazerem pranchas

As pranchas tornaram-se num exercício muito popular para o fortalecimento do "core" (ou cintura abdominal) e por uma boa razão: porque resulta! E resulta porque trabalha vários grupos musculares em simultâneo. Querem ficar a conhecer alguns dos benefícios que podem resultar, se juntarem este exercício - afinal tão simples - à vossa rotina de treinos regular? Vejam o que se segue:

1. Uma barriga tonificada

As pranchas vão ajudar a tonificar os músculos mais profundos do core, que são as bases para aquele look do "six pack". À medida que os vossos músculos abdominais ficam mais fortes, a secção do meio fica mais definida. Mas tenham em atenção que, se o vosso objetivo for realmente mostrar o "six pack", vão ter que sacrificar gordura. Para os homens, isso significa um índice de gordura de 6% e para as mulheres de 9%, o que não é necessariamente saudável.

2. Menos dores nas costas

As pranchas ajudam na redução das dores nas costas porque vão fortalecer o "core", que tem o benefício de reduzir dores nas costas. Também vão fortalecer os próprios músculos das costas, principalmente na parte superiora.

3. Melhor flexibilidade

Enquanto trabalham a forma, as pranchas também aumentam a flexibilidade nos grupos musculares posteriores e fortalece as coxas, arcadas dos pés e até os próprios dedos dos pés. Se fizerem pranchas laterais, também podem melhorar a flexibilidade lateral. Para aumentar os benefícios da flexibilidade, tentem durante as pranchas balançar o corpo para trás e para a frente, apoiados sempre nos dedos dos pés e cotovelos.

4. Melhor estado de espírito

Virtualmente, qualquer tipo de exercício tem o potencial de melhorar o nosso estado de espírito e as pranchas não são excepção. As pranchas são um exercício único, pois ajudam a alongar e também a relaxar grupos musculares que normalmente ficam rígidos e tensos com posturas muitas vezes erradas durante o nosso dia. A tensão que as pranchas libertam melhoram certamente o espírito de quem as pratica.

5. Melhor equilíbrio

Para fazerem uma prancha corretamente, têm que ativar os abdominais para se manterem direitos e firmes. As pranchas são particularmente benéficas para trabalhar o equilíbrio, principalmente se forem feitas com uma bola de pilates. Para testar e melhorar o vosso equilíbrio, experimentem fazer uma prancha lateral com uma perna levantada - coloquem-se na posição de prancha lateral, depois levantem a perna que fica virada para cima e aguentem nessa posição durante o tempo do exercício, entre 30 segundos a 1 minuto, pelo menos. Baixem a perna e repitam, trocando de lado.