ABC do Running – Treinar para Trail Running

abcdorunningEP02_treinartrailrunning_desedentarioamaratonista

Sabem qual é o tipo de treino mais importante para o Trail Running? Exatamente. São todos!

Uma preparação adequada a todos os níveis é crucial para uma boa prestação no trail running. Por exemplo, para uma prova tão desafiante como o AX Trail, na muito bonita mas também exigente Serra da Lousã, importa treinar não só a distância que se vai percorrer, mas também o desnível (as subidas e as descidas), e também convém antecipar as verdadeiras armadilhas que o terreno pode esconder.

Façam exercícios específicos, não só para fortalecer as pernas, mas também para todo o tronco.

Planeiem a ingestão de alimentos ao longo do tempo de prova e prestem especial atenção à escolha do vestuário e, claro está, do equipamento obrigatório.

Finalmente, não se esqueçam de aquecer bem antes da prova e de terminar com uns bons alongamentos.

Bons trilhos!

Share

Depois de longos anos sem praticar desporto, redescobri esta minha paixão pelo exercício físico em 2011 através da corrida. Na altura, quando treinava para conquistar a minha primeira maratona, criei o blog De Sedentário a Maratonista, para partilhar os meus progressos e dificuldades. Depois dessa meta atingida, descobri no trail running e nas ultra-maratonas uma paixão que nunca mais deixei e que ainda hoje me faz sonhar com novas e mais ousadas aventuras. Duas vezes "finisher" do UTMB - Ultra Trail du Mont Branc e com um Ironman na mira, esta é a minha forma de fazer chegar a mais pessoas o prazer que tenho por uma vida ativa e mais saudável, e de as motivar a, também elas, perseguirem os seus sonhos. Porque a motivação também se treina!

Seguir

Receba cada um dos artigos deste site no seu email, sempre que forem publicados.

Junte-se aos outros seguidores: