Querem ser corredores? Sigam estes 10 passos.

borntorun_babytshirt_desedentarioamaratonista

Correr é, na sua forma mais simples, locomoção rápida, colocando um pé à frente do outro, e assim sucessivamente. E se chegaram a um ponto na vossa vida em que sentem que querem ser corredores, é desta forma que vão começar a correr.

Assim sendo, aqui ficam 10 simples passos para vos ajudar a atingir o objetivo de se tornarem corredores:

1º passo

Correr é algo tão simples como colocar um pé à frente do outro e, desta forma, movimentarmo-nos para a frente. Assim sendo, é importante que os pés estejam o mais confortáveis possível. Procurem ajuda de um profissional numa loja de corrida e perguntem qual a melhor solução para o vosso pé e tipo de passada. Digam qual a vossa intenção e objetivo por detrás da intenção de se tornarem corredores.

Alguns pontos a ter em conta quando forem escolher os vossos sapatos de corrida:

  • Ignorem a moda o mais possível. Não escolham sapatos baseados no critério “bonitos”.
  • Experimentem diferentes marcas e modelos. Podem só conhecer uma ou duas marcas, mas não se fiquem por essas. Peçam outras sugestões a quem sabe.
  • Aceitem o facto que os vossos sapatos de corrida têm que ser 1/2 número (ou mais) maiores do que o vosso calçado normal. É de propósito. Não resistam a este facto.
  • Peçam para que vos vejam a correr com os sapatos que experimentarem.
  • Preparem-se para gastar mais de €100 nuns sapatos de corrida. Isto é um investimento e uns bons sapatos de corrida valem o seu preço.

2º passo

Se são mulheres, então este passo é para vocês. O vosso segundo item mais importante para correr (logo a seguir aos sapatos de corrida) é um bom soutien de desporto. Se puderem, escolham numa loja especializada, ou mesmo na loja onde compraram os sapatos de corrida. Procurem um soutien que dê um bom suporte e elimine o mais possível o balanço. Se estão inseguras com o que comprar, perguntem a um especialista, ou a uma amiga que corra e já tenha um.

3º passo

Comprem um relógio para correr ou, pelo menos, usem um smartphone para registar as vossas corridas. Esta decisão vai depender se querem gastar dinheiro (relógio) ou se não querem gastar dinheiro nenhum (smartphone + app). O objetivo é poderem registar os quilómetros que acumulam, os treinos, os tempos que fazem, para assim poderem medir o vosso progresso.

4º passo

Estabeleçam um objetivo. Este pode ser correr 1km sem parar, completar os vossos primeiros 5km, participar na vossa primeira corrida de 10km, ou fazer uma maratona. Seja o que for, atribuam-lhe uma data e escrevam-no num sítio onde o possam ver todos os dias. Os sonhos podem tornar-se realidade, desde que os transformem em objetivos reais.

5º passo

Se já têm um objetivo, então agora precisam de um plano para o atingir. Decidam de forma realista quantos dias por semana podem dedicar aos treinos. Escolham uma altura do dia em que sabem que estão disponíveis para correr sem stress e em que não vão inventar desculpas. Se querem ser  corredores, têm que ter tempo para isso. Ninguém disse que ia ser fácil, mas a maior parte dos corredores diz que vale a pena.

6º passo

Comprem um (ou mais) livro para aprenderem mais sobre este desporto e para se manterem motivados. Leiam testes a produtos como sapatilhas e relógios, desde que esteja em linha com as vossas aspirações.

7º passo

Se tiverem um dinheiro extra, apostem neste passo. Comprem um equipamento bom (ou muito bom) só para correr. Podem ser tshirts, calções, ou uns sapatos de corrida. Coloquem-no num sítio destacado no guarda roupa, para quando o forem vestir, a vossa cabeça já saiba de forma automática que vão sair para correr. E comprem um bom creme anti fricção. Procurem numa loja de bicicletas. Evitem que problemas menores se transformem em problemas maiores.

8º passo

Decidam de uma vez por todas que para vocês só vão querer o melhor. Que não vão ficar pelo caminho. Que não vão inventar desculpas. Isto pode ser um caminho por vezes muito pouco agradável. De todas as corridas que já fiz, garanto-vos que os piores momentos são aqueles quilómetros iniciais. Se quiserem ser corredores, vão ter que se aguentar principalmente nos momentos mais difíceis.

9º passo

Vão para a rua com a melhor força de vontade (mesmo que por vezes não tenham muita). Mesmo nos dias mais difíceis, vão para a rua.

10º passo

Corram! Ninguém vos pode dar o título de corredores excepto vós próprios. Foquem-se na intenção de correr, ponham um pé à frente do outro e atirem-se para a frente. Já está! Pode não estar perfeito, pode não ser rápido, pode ser difícil, mas garanto-vos que vale a pena.

Se há 10 anos me dissessem que hoje iria correr maratonas, ultras, correr na montanha durante dezenas de horas e centenas de quilómetros, ou fazer um Ironman, provavelmente iria rir às gargalhadas. Nunca quis ser corredor, até ao momento em que experimentei e correr me fez sentido. Primeiro foi para meter a cabeça em ordem, depois para perder peso e ficar em forma e, no caminho, todo o processo me fez evoluir.

A corrida deu-me muito mais do que tirou. Fiz amigos e reencontrei outros perdidos. E espero que, para vocês, a corrida também vos dê muito em troca.

Share

Depois de longos anos sem praticar desporto, redescobri esta minha paixão pelo exercício físico em 2011 através da corrida. Na altura, quando treinava para conquistar a minha primeira maratona, criei o blog De Sedentário a Maratonista, para partilhar os meus progressos e dificuldades. Depois dessa meta atingida, descobri no trail running e nas ultra-maratonas uma paixão que nunca mais deixei e que ainda hoje me faz sonhar com novas e mais ousadas aventuras. Duas vezes "finisher" do UTMB - Ultra Trail du Mont Branc e com um Ironman na mira, esta é a minha forma de fazer chegar a mais pessoas o prazer que tenho por uma vida ativa e mais saudável, e de as motivar a, também elas, perseguirem os seus sonhos. Porque a motivação também se treina!

Seguir

Receba cada um dos artigos deste site no seu email, sempre que forem publicados.

Junte-se aos outros seguidores: