Ontem foi o Dia Mundial da Atividade Física… e não só!

exercicio_praia_fotoantiga_desedentarioamaratonista

Confirma-se! Ontem foi o Dia Mundial da Atividade Física. Mas ontem foi também o dia do meu aniversário.

Não posso deixar de achar uma certa piada que ambas as datas sejam celebradas no mesmo dia. Afinal de contas, as voltas que esta coisa da atividade física (ou exercício, desporto, chamem-lhe o que quiserem) veio dar à minha vida, foram todas num bom sentido. No melhor dos sentidos: o de estar mais em forma, quer por fora, quer por dentro, o de me sentir mais realizado, mais capaz, mais “novo”. Apesar dos aniversários :)

Também é engraçado que neste dia me cheguem ao colo notícias sobre uma (mais uma?) rede de bicicletas partilhadas, esta a ser inaugurada brevemente na zona do Parque das Nações. E ainda que o desporto me traga novos e bons desafios à vida pessoal e profissional. E amigos!

Como informação geral, fiquem a saber que este Dia Mundial da Atividade Física visa promover a prática de atividade física junto das pessoas, assim como mostrar os benefícios do exercício físico. Atenção que jogar à bola com os amigos ao fim de semana, ou correr uma vez por outra, só por si não cumpre os requisitos mínimos para poderem dizer que já praticam exercício e não são sedentários. O recomendado é fazer pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia, vá lá, 3 vezes por semana.

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas:

  • Evita o excesso de peso e a obesidade;
  • previne o aparecimento de doenças;
  • reduz a tensão arterial;
  • melhora da auto estima;
  • reduz o stress;
  • contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico.

Por estes motivos e mais alguns, parece, portanto, que isto da atividade física se está a tornar moda. Ou que já se tornou moda! E ainda bem. Podia ter sido uma moda menos boa, ou menos saudável. Mas neste caso não é. É uma moda que traz muitas coisas boas. É uma moda que faz mais parte de nós, seres humanos, do que pensamos.

Adoptem-na nas vossas vidas, pratiquem-na da forma mais adequada, e garanto que, seja em que formato for, da prática regular de atividade física só poderão tirar bons frutos.

Share

José Guimarães é profissional de Marketing Digital e, depois de longos anos sem praticar desporto, descobriu a paixão pela corrida em 2011. Na altura, quando treinava para conquistar a sua primeira maratona, decidiu criar o site De Sedentário a Maratonista, como forma de partilhar os sucessos e dificuldades que encontrava nesse percurso. Depois dessa meta atingida descobriu no Trail Running e nas ultra-maratonas uma paixão que nunca mais deixou e que ainda hoje o faz sonhar com novas e mais ousadas aventuras. Duas vezes "finisher" do UTMB - Ultra Trail du Mont Branc, pelo caminho criou também o grupo Corrida Noturna Parque das Nações, como forma de fazer chegar a mais pessoas o prazer que tem pela corrida e de as motivar a, também elas, perseguirem os seus sonhos. Porque a motivação também se treina!"

Seguir

Receba cada um dos artigos deste site no seu email, sempre que forem publicados.

Junte-se aos outros seguidores: