7 Mentiras sobre exercício físico que estão a tornar as pessoas mais fracas e menos funcionais

treinofuncional-desedentarioamaratonista

De vez em quando descubro – neste mundo paralelo que é a internet – alguns sites com tópicos interessantes que não posso deixar de partilhar. Foi o que aconteceu hoje com o Blog Oficial do Pedro Correia, Performance Specialist e com o post intitulado “7 Mentiras sobre exercício físico que estão a tornar as pessoas mais fracas e menos funcionais“. O seu autor defende alguns pontos de vista interessantes (principalmente sobre o treino de força e treino funcional), dos quais eu próprio sou apologista há já algum tempo, principalmente depois de ter treinado com o Antônio Nascimento, como parte da preparação física para as minhas corridas, como foi o caso do UTMB – Ultra Trail du Mont Blanc.

Este post aborda e tenta contrariar alguns mitos que muitas pessoas ainda têm relativamente à utilização de outros desportos, como parte do plano de treinos para, por exemplo, conseguirem correr melhor, ou até mesmo perder peso. Muitos desses mitos advêm de coisas que “ouviram dizer”, ou que leram algures na internet. Mas será que já experimentaram na prática para verificar por si próprias até que ponto são verdade? Eis alguns exemplos:

1. Os agachamentos fazem mal aos joelhos.

2. Preciso de fazer crunches e outros exercícios localizados para perder barriga.

3. Preciso de fazer o típico “cardio” para melhorar a minha capacidade cardiovascular.

4. As máquinas são ferramentas importantes para melhorar a minha performance.

5. O treino funcional é a solução para todos os problemas.

6. O treino de força faz mal à Saúde.

7. Preciso de acabar o treino exausto para sentir que treinei bem.

Se se revêem em alguma das linhas anteriores, recomendo uma leitura atenta ao post 7 Mentiras sobre exercício físico que estão a tornar as pessoas mais fracas e menos funcionais“.

E como não podia deixar de ser, bons treinos… para melhores corridas!

Share

Depois de longos anos sem praticar desporto, redescobri esta minha paixão pelo exercício físico em 2011 através da corrida. Na altura, quando treinava para conquistar a minha primeira maratona, criei o blog De Sedentário a Maratonista, para partilhar os meus progressos e dificuldades. Depois dessa meta atingida, descobri no trail running e nas ultra-maratonas uma paixão que nunca mais deixei e que ainda hoje me faz sonhar com novas e mais ousadas aventuras. Duas vezes "finisher" do UTMB - Ultra Trail du Mont Branc e com um Ironman na mira, esta é a minha forma de fazer chegar a mais pessoas o prazer que tenho por uma vida ativa e mais saudável, e de as motivar a, também elas, perseguirem os seus sonhos. Porque a motivação também se treina!

Recommended Posts

Seguir

Receba cada um dos artigos deste site no seu email, sempre que forem publicados.

Junte-se aos outros seguidores: