Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

16.Jun.13

10 razões para fazer marcha rápida

  Quem segue este blog sabe que gosto de correr (óbvio). E se estão a ler isto é porque - muito provavelmente - também gostam de correr. Se ainda não o fazem, talvez estejam na mesma situação daquelas pessoas que, por vezes, me pedem algumas dicas para começar a praticar esta atividade, hoje em dia tão em voga. Ora uma das coisas que, regra geral, digo sempre a quem quer começar a correr é para começarem devagar. Se nunca correram na vida, o melhor será mesmo começarem com algumas caminhadas, fazendo marcha e aplicando programas do tipo andar-correr.

O que é a marcha (rápida)?

A marcha rápida é uma das atividades físicas com mais benefícios para a saúde e com mais potencial para se adaptar ao estilo de cada pessoa, qualquer que seja o seu objetivo: começar a correr, perder peso, abandonar o sedentarismo, etc. Se nunca o fizeram e querem começar a correr da forma mais correta, vejam 10 razões pelas quais devem começar por fazer marcha rápida:

1. Dá saúde em geral

É um exercício ligeiro ou moderado, que se for mantido durante algum tempo de forma contínua e regular, melhora o funcionamento do aparelho respiratório cardiovascular, o controlo do peso, a condição dos ossos e articulações e a qualidade de vida em geral.

2. É de baixo impacto

Ao contrário do que acontece com outros exercícios como correr, saltar, subir e descer degraus, a marcha diminui o impacto do pé no solo, evitando o risco de lesões, sobretudo quando há uma sobrecarga nos músculos, nos ossos e nas articulações devido ao excesso de peso.

3. Ideal para perder peso

É a grande atividade eleita para combater o excesso de peso e a obesidade. O tempo de duração da atividade física em marchá rápida deve ser de 30 a 60 minutos por dia.

4. Dirige-se a todos

Não tem limite de idade e pode ser praticada por todas as pessoas, inclusive com excesso de peso ou obesas.

5. Locais ao ar livre

Pode ser realizada em muitos locais e permite o contacto com o ar livre e a natureza. É importante escolher espaços que não comprometam a segurança.

6. Permite a liberdade

Pode ser feita em qualquer altura, em diferentes percursos e sem depender de terceiros.

7. Traz bem-estar e relaxa

Sair à rua para caminhar em marcha rápida pode ser uma forma de exercitar o corpo, mas também de desanuviar a cabeça, de socializar com as pessoas com quem se caminha ou simplesmente para sair do espaço em que passamos mais tempo confinados, seja no escritório ou em casa.

8. Combate o sedentarismo

É uma boa estratégia para combater o sedentarismo. As recomendações de saúde indicam que para manter um estilo ativo as pessoas não devem permanecer sedentárias mais de duas horas seguidas.

9. Promove o convívio

Para além de ser uma excelente atividade para o corpo, a marcha permite que a pessoa conviva com outros que também apreciam fazer o exercício, sem descurar o seu objetivo.

10. Quando fizerem marcha...

... se forem diabéticos, assegurem que os níveis de glicemia se encontram estáveis. ... saiam de casa com uma roupa confortável e sem peso nos braços. ... bebam líquidos antes, durante e após o treino. ... pratiquem durante 30 a 60 minutos por dia.   Fonte: revista Viva Bem!