Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qui | 27.12.12

10 dicas para desintoxicar o organismo depois do Natal

José Guimarães
  É sempre assim! Primeiro vêm os abusos, a conquista do bacalhau, do perú, da mesa cheia de doces e sobremesas que nunca mais acabam. Depois é o regresso à realidade: um corpo que parece não querer desenvolver, inchado, pesado! Para combater esta sensação e dar um novo arranque ao metabolismo, aqui ficam 10 dicas preciosas que vou começar a usar com alguma frequência para desintoxicar o organismo dos abusos do Natal. pepino-aloe-detox-bebida

Começar logo de manhã

Se o exagero foi palavra de ordem neste Natal, o mais provável é que não se sintam na melhor forma de sempre. Comecem desde já da forma mais correta, com uma bebida logo após o levantar para ajudar a regular a digestão e aliviar alguma sensação de barriga inchada. Um copo de água de côco ou água com sementes de chia ajuda a este propósito e é muito fácil e rápido de ter logo à mão mal acabamos de acordar.

Um bom pequeno almoço

As primeiras refeições pós-natalícias deverão ser energizantes e cheias de ingredientes com propriedades desintoxicantes, que nos permitam sentir no nosso melhor. Experimentem a fruta e flocos de aveia, já que estas famílias de alimentos ajudam a eliminar as toxinas do nosso corpo.

Aditivos na água?

Beber água sempre foi uma das melhores formas de ir desintoxicando o organismo ao logo do dia, mas podemos somar alguns benefícios, simplesmente colocando alguns ingredientes refrescantes dentro da garrafa de água, aquela que devemos ir bebendo ao longo do dia. Limão, menta, pepino ou gengibre são bons ingredientes para potenciar as propriedades desintoxicantes da água.

Cortem no açúcar, sal e gorduras

Batatas, perú com aquela pele estaladiça, arroz doce, repetição do arroz doce, rabanadas, cafés e mais cafés... a época do Natal representa, para muitos, um abuso de gorduras, sal e açúcar. Depois disto temos que fazer "reset" ao nosso organismo e às papilas gustativas, ingerindo o máximo possível de frutas frescas e vegetais, eliminando a ingestão de gorduras.

Apostem nos vegetais

Think fresh produce when you think detox. Go for leafy dark greens, beets, and pomegranate to help you flush out your system. This celery, spinach, and beet juice is a perfect way to detox; if you don't have a juicer, then make this detox apple cabbage saladfor lunch.

Uma pausa para o chá

Uma chávena de chá faz muito bem ao organismo. Melhor ainda se adicionarmos limão, pois ajuda a alcalinizar e a eliminar toxinas. Experimentem fazer uma pequena pausa durante a tarde e tomar um chá, de preferência um chá verde.

Experimentem o Yoga

Uma atividade como o Yoga (ou semelhante) ajuda a soltar o corpo e a aumentar o batimento cardíaco, por forma a libertar toxinas. Usem este tipo de atividades para re-energizar e desintoxicar.

Desintoxicar com as sobras

É difícil resistir a algumas sobras, mas se estivermos a tentar voltar à forma anterior, então será melhor deixar de lado algumas coisas (como aquelas sobremesas decadentes) para momentos muito ocasionais. Em vez disso, foquem-se somente nas sobras que tenham alimentos com propriedades desintoxicantes, como as couves de bruxelas ou outros tipos de vegetais, que normalmente fazem parte dos acompanhamentos de Natal.

Aligeirem as refeições

Regressem a um tipo de alimentação saudável, incorporando algumas sobras em refeições ligeiras. Por exemplo, façam uma boa salada com vegetais e adicionem alguns restos de peito de perú que tenha sobrado, ou algum tipo de feijão ou quinoa. Assim a salada sairá até mais rica, bem como a vossa saúde.

Andem a pé!

Se estão de férias ou andam nas compras atrasadas, então provavelmente já estão a seguir este conselho. Caso contrário, tirem algum tempo do vosso dia-a-dia para uma caminhada. Mesmo que seja só um passeio rápido à volta do bairro, um pouco de exercício e de ar fresco todos os dias irá ajudar o corpo a libertar-se das toxinas.   Fonte: FitSugar - Fitness, Health & Well Being